Radio Campanario

Alentejo

Montemor o Novo

Feira da Luz em Montemor-o-Novo com 210 expositores arranca na quarta-feira

Regional Escrito por  Lusa 30 Ago. 2022

Um total de 210 expositores participa na Feira da Luz/Expomor deste ano, em Montemor-o-Novo (Évora), que arranca na quarta-feira, para afirmar a economia local e mostrar as potencialidades do concelho, disse hoje o presidente do município.

Com o regresso da feira após dois anos de ausência devido à pandemia de covid-19, a autarquia acredita que “a hotelaria e a restauração vai estar completamente cheia”, disse à agência Lusa Olímpio Galvão.

Segundo o autarca, com o certame, “Montemor-o-Novo vai mais do que duplicar o seu número de habitantes nestes seis dias e são esperados milhares de visitantes”.

A Feira da Luz, no Parque de Exposições da cidade, decorre em paralelo, até à próxima segunda-feira, com o certame agropecuário Expomor, no Parque de Leilões de Gado, numa organização conjunta do município e da APORMOR - Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo.

Na Expomor, vão marcar presença “85 criadores, com mil animais, entre bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equinos”, disse à Lusa António Camelo, da APORMOR.

Em comunicado, o município indicou que, sendo este “um dos maiores” eventos do Alentejo, o público vai poder “encontrar o que de melhor existe nesta terra”.

“Hospitalidade, inovação, atividades económicas, cultura, movimento associativo, espetáculos, exposições, desporto e tradição”, continuou.

A ‘banda sonora’ da feira vai ter como destaques, no palco principal, Carolina Deslandes, Clã, Diogo Piçarra, Luís Represas, Sara Correia e Calema.

Também no Palco Tasquinhas, estão previstas atuações de Cassete Pirata, To The Best Tributo a Tina Turner, Led On, Zinko & Convidados e Fogo Fogo.

Um Espaço Empresas, para permitir negócios, partilha de contactos e ponto de encontro entre entidades, associações e empresas é uma das áreas destacadas pela autarquia.

A exposição “SMEA - Semear em Montemor Estratégia Alimentar” vai estar patente no Pavilhão de Exposições.

A mostra visa partilhar “o caminho percorrido desde o processo colaborativo, entre os agentes locais e o município, sensibilizando a comunidade para as temáticas debatidas e refletidas, com vista a um novo paradigma do setor agroalimentar”. 

Nesse sentido, “a exposição tem como mote a partilha do primeiro volume da revista SMEA e culmina nas perspetivas futuras, com o objetivo de dar continuidade ao projeto”, acrescentou a autarquia.

Representação das freguesias locais, zona das associações, Espaço Artesanato, Oficina da Criança, gastronomia regional, novo espaço de ‘street food’, bares, tasquinhas ou restaurantes, feira franca, concurso de mel, divertimentos, feira do livro, corrida de toiros e atividades desportivas são mais valências do certame, entre muitas outras.

Naquela que é “a capital nacional da pecuária extensiva”, a Expomor vai incluir exposições e concursos de diversas espécies de gado, leilões, colóquios e conversas ligadas ao setor agrícola e agropecuário, numa edição em que vai estar em destaque a raça Aberdeen-Angus. 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31