Viana do Alentejo

Feira em Viana do Alentejo começa na sexta-feira com cerca de 70 expositores!

Regional Escrito por  Agência Lusa 20 Set. 2022

 A edição deste ano da centenária Feira D´Aires começa, na sexta-feira, em Viana do Alentejo, no distrito de Évora, com cerca de 70 expositores dos mais variados setores de atividade, revelou hoje a câmara municipal.

Segundo o município, este certame de “referência na região” vai decorrer até à próxima segunda-feira e, durante os quatro dias, “garante muita animação”, incluindo espetáculos musicais, feira franca, gastronomia, cante alentejano, exposições, manifestações religiosas e folclore.

Julinho KSD (sexta-feira), João Pedro Pais (sábado) e Toy (segunda-feira) são os cabeças-de-cartaz dos espetáculos musicais, todos marcados para as 22:30, com entrada livre.

A centenária feira, que celebra 269 anos, regressa após dois anos de interregno devido à pandemia de covid-19 e decorre num espaço junto ao santuário de Nossa Senhora D'Aires, monumento nacional, localizado na periferia da vila alentejana.

Em simultâneo, decorre a romaria ao santuário barroco, considerada uma das mais importantes do Alentejo, que atrai milhares de pessoas ao local.

Promovida pelo município, com o apoio das juntas de freguesia do concelho e associações locais, a feira pretende ser uma mostra do tecido empresarial da região.

Além do pavilhão de atividades económicas, o certame conta ainda com mais dois pavilhões, um dedicado à gastronomia e outro aos espetáculos.

O pavilhão da gastronomia conta com animação musical, dança, cante alentejano com a participação de oito grupos do concelho, e o VII Festival de Acordeão.

O certame inclui ainda, no pavilhão de espetáculos, o XI Festival de Folclore Feira D’Aires e o “Next Moments” com dj’s do concelho.

O Grande Prémio de Atletismo Feira D’Aires, a iniciativa 10 quilómetros D’Aires Running/Caminhada e uma corrida de touros fazem também parte do programa da feira.

O ponto alto das cerimónias religiosas é a procissão em torno do Santuário de Nossa Senhora D’Aires, no domingo, a partir das 16:30.

Segundo a tradição, o culto a Nossa Senhora D'Aires começou em 1748, altura em que grassou em Évora uma epidemia.

Os comerciantes da cidade prometeram uma festa em honra de Nossa Senhora D'Aires se a epidemia fosse debelada e, como tal aconteceu, a festa decorreu na altura durante três dias.

Nos primeiros anos da romaria surgiu a Feira D’Aires, passando, desde então, a realizar-se os dois eventos em simultâneo.

Situado a cerca de três quilómetros da vila de Viana do Alentejo, o santuário, considerado o maior templo da região sul e datado de 1743, acolhe anualmente muitos peregrinos provenientes de todo o país, mas sobretudo do Alentejo.

No santuário de arquitetura barroca e neoclássica, há ainda a destacar a Casa dos Milagres, que guarda centenas de ex-votos populares pintados sobre lâminas de metal, tela e tábua.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30