Radio Campanario

Alentejo

FEMeeting: Mulheres em Arte, Ciência e Tecnologia 2022 - Évora, de 12 a 17 Set.

Regional Escrito por  Direção Regional de Cultura do Alentejo 22 Ago. 2022

A conferência FEMeeting: Mulheres em Arte, Ciência e Tecnologia 2022 é um evento internacional, criado no Alentejo (Odemira) em 2018, que este ano contará com a quarta edição de 12 a 17 de setembro, em Évora, no Mosteiro de São Bento de Cástris e na Fundação Eugénio de Almeida (FEA).

Este evento reúne mulheres que trabalham na interseção da Arte, Ciência e Tecnologia. Durante cinco dias partilham a sua experiência através de palestras, workshops, exposições e performances.

Desde a sua primeira edição, este evento foi criando uma reputação internacional significativa na área da Arte, Ciência e Tecnologia, atraindo académicos, artistas e cientistas dos cinco continentes associados às principais universidades e centros de investigação internacionais, sendo duas vezes nomeado para o Prix Ars Eletronica - o principal galardão internacional nesta área.


Este ano, o evento contará com uma sessão pública no Instituto de Medicina Molecular em Lisboa, integrada nos eventos LASER criados pela revista Leonardo da MIT Press (por esta razão, a sessão será transmitida na internet). Esta sessão contará com a presença da diretora do IMM (Maria Manuel Mota, Prémio Pessoa), a presidente da Cultivamos Cultura (Marta de Menezes), e todo o comité científico e artístico, Dalila Honorato, Ionian University (Grécia), Kathy High,  Rensselaer Polytechnic Institute (USA), Victoria Vesna,  University of California Los Angeles (USA), Laura Beloff,  Aalto University (Finlândia), María Antonia González Valerio,  Universidade Nacional Autonoma do México (Mêxico), Maria Manuela Lopes, I3S - Institute of Health Innovation and Research (Portugal), Jenifer Willet,  Windsor University (Canada), Joana Magalhães, Science for Change (Espanha), Ionat Zurr, University of Western Australia (Australia) e Annick Bureaud, Leonardo/Olats (França).

O resto do programa decorrerá, como habitualmente, no Alentejo. Contará com uma sessão aberta na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, com a presença de Marta de Menezes, Dalila Honorato, José Alberto Ferreira (Diretor artístico do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida), José Mateus Ginó (Presidente da Fundação Eugénio de Almeida), Ana Paula Amendoeira (Direção Regional de Cultura do Alentejo) e os comités citados acima. Uma exposição de arte no Mosteiro de São Bento de Cástris, também em Évora, bem como uma conferência de quatro dias que decorrerá também em S. Bento de Cástris e na FEA.

As inscrições fecharam em abril, com 120 participantes de 27 países.

O evento FEMeeting 2022 tem como parceiros: Cultivamos Cultura - Associação Cultural, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida, Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Leonardo (MIT Press).

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31