11.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Festival Internacional de Dança Contemporânea regressa a Évora a partir de 14 de setembro

Entre 14 de setembro e 01 de outubro a cidade de Évora acolhe a edição de 2022 do FIDANC – Festival Internacional de Dança Contemporânea, uma iniciativa da CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora.

 

A edição de 2022 apresenta em vários espaços da cidade de Évora e online um cartaz preenchido por obras de criadores emergentes e criadores com percurso, cujas áreas de trabalho têm como foco as dimensões do corpo, do movimento, e da dança contemporânea, no cruzamento com outras áreas artísticas e de pensamento.

Inspirado na diversidade das linguagens da dança contemporânea e nas tendências das artes performativas, o FIDANC contribui para a reflexão sobre práticas artísticas na sua relação com as questões da sociedade contemporânea, contribuindo para o estabelecimento de uma plataforma artística, na cidade de Évora, aberta à fruição de práticas artísticas na arte contemporânea.

Entre 14 de Setembro e 01 de outubro, espetáculos de dança, performance, curtas de dança, workshops, são apresentados de forma descentralizada em vários espaços da cidade de Évora, no teatro Garcia de Resende, na Black Box, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, nas escolas EB1, e online.

O FIDANC abre a 14 de setembro com uma CURTA DE DANÇA – MOV4185113.V8 de autoria dos jovens criadores Fábio Caldeira e João Carvalho. A criação estará disponível em canal aberto, na página do Facebook da CDCE, até ao dia 18 de setembro.

A 20 de setembro inicia a programação para os mais novos, com a mostra de CURTAS DE DANÇA de criadores portugueses, na escola EB1 do Barro de Almeirim. No dia 29 de setembro as CURTAS DE DANÇA visitam outra escola da cidade.

Dia 22 de setembro o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo será palco para a apresentação de performance/instalação Síncrono | do registro ao fluxo do criador emergente Flávio Rodrigues.

Dia 23 continua a programação direcionada aos mais novos, com sessão dupla, pela manhã e tarde, nas escolas eb1, de performances/oficinas de pequeno formato de autoria de Catarina Casqueiro.

Pela noite, estreia no Teatro Garcia de Resende – THRESHOLD a nova criação da criadora emergente Mariana Tengner Barros, resultado de uma coprodução com a CDCE.

No dia 24, sobem ao palco principal do Teatro Garcia de Resende, pelas 21:30, 2 curtas de dança, e pelas 21:45, estreia MEMÓRIAS DE CANTADEIRAS um projeto artístico coordenado por Nélia Pinheiro, com a participação especial do Grupo de Cantares Feminino – Paz e Unidade das Alcáçovas.

No dia 26 de setembro e até 1 de outubro, continuam as curtas de dança online, em canal aberto, na página da CDCE, apresentação da nova criação para vídeo de Amélia Bentes, resultado do trabalho de exploração do universo da criação – VASTO.

A última semana de programação é marcada pela apresentação em Portugal da nova criação de Dinis Machado – L’après-midi D’une Faune, no dia 28 de setembro, pelas 21:30, no Teatro Garcia de Resende. Dia 01 de outubro a programação da edição de 2022 do FIDANC encerra com a apresentação da mais recente criação de Paulo Ribeiro – SEGUNDA 2, pelas 21:30, no Teatro Garcia de Resende.

No campo da oferta formativa oferecemos a número limitado de participantes 2 workshops de daNÇA – dança contemporânea e dança criativa, no espaço da Black Box – nos dias 19-20 e 26-27 de setembro. Workshops coordenados por bailarinos da CDCE.

Como atividades paralelas após a apresentação dos espetáculos são desenvolvidos encontros e conversas entre artistas e público.

O FIDANC é organizado e programado pela CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora e conta com o apoio do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.

Populares