Fluviário de Mora arranca em outubro com o projeto Life Predator!

Regional Escrito por  Nota de Imprensa 22 Set. 2022

O peixe-gato-europeu (Silurus glanis) é um predador de topo que exerce uma grande pressão sobre as espécies nativas, como barbos e bogas, provocando perda de biodiversidade e perda económica. Com o objetivo de mitigar o impacto do siluro surge o Projeto LIFE PREDATOR, um projeto aprovado no âmbito do Programa LIFE e, que irá arrancar no próximo mês de outubro.

LIFE PREDATOR resulta de uma parceria entre Portugal, Itália e a República Checa, e conta com cofinanciamento da União Europeia, através do LIFE, um programa europeu para projetos nos domínios do ambiente, da natureza e da ação climática.

A coordenar o projeto está Pietro Volta, investigador do Consiglio Nazionale delle Ricerche, estando ao todo envolvidos 11 investigadores dos três países. Da equipa da Ciências ULisboa fazem parte: Filipe Ribeiro, investigador do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente; José Lino Costa e Bernardo Quintella, professores do Departamento de Biologia Animal (DBA) e investigadores do MARE; Filomena Magalhães e Rui Rebelo, professores do DBA e investigadores do Centro de Ecologia; Alexandra Marçal investigadora do DBA e do MARE; e Cristina Catita, professora do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia e investigadora do Instituto Dom Luiz.

Está prevista uma exposição sobre a predação do Siluro (Silurus glanis) em Portugal e o Fluviário de Mora será uma das instituições escolhidas para acolher a exposição.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31