12 Abr. 2021
Nuno Rocha
Madrugar
07:30-09:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Portalegre

Formada do Politécnico de Portalegre ganha bolsa nos Estados Unidos na área da veterinária

Regional 26 Fev. 2021

Sandra Félix, diplomada em Enfermagem Veterinária pela Escola Superior Agrária de Elvas/Politécnico de Portalegre, é a primeira Enfermeira Veterinária a receber uma bolsa de estudo nos Estados unidos para pesquisa e aquisição de conhecimento no controlo da dor animal.

A bolsa do Global Pain Council da World Small Animal Veterinary Association (WSAVA), para Técnicos/Enfermeiros Veterinários é dirigida para profissionais que queiram tornar-se nos primeiros líderes de opinião global em controlo da dor.

Quando as restrições causadas pela pandemia abrandarem, numa primeira fase da bolsa, Sandra irá para a North Carolina State University and Comparative Pain Research and Education Centre and Integrated Pain Management Service, onde será orientada pelo Dr. Duncan Lascelles, especialista em dor e presidente do Global Pain Council da WSAVA.

Na segunda fase da bolsa, o objetivo será o de transmitir o máximo de conhecimentos adquiridos aos Enfermeiros Veterinários em Portugal para assim contribuir para a evolução da profissão no seu país de origem.

Sandra Félix licenciou-se em Enfermagem Veterinária na Escola Superior Agrária de Elvas do Politécnico de Portalegre em 2009. O seu trabalho final da licenciatura versou sobre o tema controlo da dor e cuidados paliativos em pequenos animais. Iniciou o seu percurso a trabalhar numa clínica de pequenos animais onde trabalhou durante um ano, tendo posteriormente sido admitida no Hospital Escolar da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa. Decorridos cinco anos, mudou-se para a Alemanha para trabalhar num hospital de referência onde o foco do seu trabalho são pacientes internados que necessitam de cuidados intensivos.
Em 2019 terminou o Certificate of Veterinary Nursing in Emergency and Critical Care (CertVNECC) da Vets Now na Escócia.

Para Sandra Félix, a atribuição desta bolsa tem um duplo significado: ter a oportunidade de estudar e desenvolver mais competências na sua área de eleição com alguns dos mais conceituados veterinários especializados em controlo da dor e simultaneamente poder partilhar esses mesmos conhecimentos com os seus pares, contribuindo dessa forma para o melhor entendimento dos mecanismos inerentes ao controlo da dor.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30