07 Dez. 2022
Augusta Serrano
Ecos da Planura
09:00-11:00

Alentejo

Fundação da Juventude promove programa de Literacia Digital gratuito nas escolas do Alentejo

Regional Escrito por  Nota de Imprensa 28 Set. 2022

O projeto Programa o Teu Futuro é uma iniciativa na área da Educação que desenvolve uma intervenção sobre as fracas competências digitais dos jovens e professores de escolas da Região do Alentejo, promovendo uma resposta inovadora e diferenciadora através de uma nova linguagem – o Código - que visa contribuir para melhorar as competências digitais entre os mais jovens, ajudando-os a enfrentar importantes obstáculos ao longo da vida para garantir a inclusão social e a empregabilidade. 

Esta iniciativa é promovida pela Fundação da Juventude, em parceria com a Delta, e é um programa de literacia digital inovador na área da educação, que vai disponibilizar gratuitamente uma ação de introdução à codificação e à ciência da computação, através da criação e conceção, utilizando o Micro:bit (uma placa de microcontrolador) e um jogo de codificação de iniciação ao mundo da programação/codificação. Estas metodologias inovadoras motivam os alunos nas suas aprendizagens dentro da sala de aula, através de conceitos de codificação e ciência da computação. Ambas as ferramentas promovem uma experiência imersiva que traduz a codificação numa representação visual.

Este projeto alinhado com a Iniciativa Nacional de Competências Digitais e.2030 (INCoDe.2030) tem como objetivo melhorar o nível de competências digitais dos portugueses, colocando, assim, Portugal ao nível dos países europeus mais avançados nesta dimensão, num horizonte temporal que se estende até 2030 e que promova, entre outros, o desafio da transição digital da educação com base na capacitação de alunos e docentes na diversificação de meios, metodologias e recursos educativos, garantindo um ensino que fomenta a inclusão, a literacia digital, a literacia da informação e a promoção do desenvolvimento das competências necessárias ao exercício da cidadania e inserção profissional.

Criado com o objetivo de promover as competências digitais da População Jovem, potenciando os níveis de Literacia Digital o Projeto PROGRAMA O TEU FUTURO dirige-se a alunos do 1º, 2º e 3º ciclo, secundário e profissional, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, e a Professores de escolas da Região do Alentejo.

A utilizam destas metodologias em contexto de sala de aula tem os seguintes benefícios na aprendizagem: desenvolve competências de comunicação, trabalho em equipa e pensamento criativo; estimula o desenvolvimento de um espírito inovador e empreendedor; encoraja a criatividade e a aprendizagem baseada na resolução de problemas práticos; tem aplicação em diversos conteúdos programáticos, desde a matemática, à química, às ciências, história e artes;  é de fácil de utilização e muito intuitivo; não exige que o professor ou os alunos tenham conhecimentos prévios sobre computação; introduz o pensamento computacional.

A adesão dos Agrupamentos Escolares da região do Alentejo é gratuita e decorre apenas no presente ano letivo 2022/2023. Os Agrupamentos recebem para a aplicação do projeto kits de Micro:bits (2º, 3º ciclo, secundário e profissional) e o jogo de codificação – Coding lab (1º ciclo). Cada turma beneficia de uma ação de “Introdução à Ciência da Computação”, que se concretiza em mentoria aos alunos e professores em sala de aula, com a duração de 6 horas, distribuídas em bolcos de 2 horas. A inscrição é efetivada através do seguinte link até ao dia 28 de outubro, sendo a implementação agendada por ordem de inscrição.

O Programa o Teu Futuro é cofinanciado pelo POISE Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu. O projeto conta ainda com a Delta como Investidor Social.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31