7.6 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Geração à Conquista!” O desafio do Luís Nunes dos Santos, novo Presidente da JSD Distrital de Évora.

No dia 20 de Dezembro, a JSD elegeu novos membros para os órgãos políticos distritais de Évora, num congresso realizado de forma totalmente digital, face à pandemia de covid-19. 

A nova Comissão Política Distrital da JSD é agora presidida por Luís Nunes dos Santos, ex-Presidente da JSD Concelhia de Évora, ao passo que a Secretaria Geral é assumida por Tomás Marques (Vendas Novas) e a Mesa do Congresso Distrital fica agora a cargo de José Miguel Fialho (Reguengos de Monsaraz). A nova Comissão Política Distrital integra ainda, para além de Évora e Reguengos, militantes de Montemor-o-Novo, Mourão, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Estremoz. 

Luís Nunes dos Santos apresentou a moção “Geração à Conquista” na qual promete trabalhar para dar mais humanidade à política, nomeadamente no combate a alguns estigmas da sociedade e conferindo uma maior atenção às questões relacionadas com os direitos humanos. 

Como principais bandeiras políticas, esta nova Comissão Política Distrital aponta quatro grandes as áreas, nomeadamente o Ambiente, a Cidadania e Participação Cívica, a Promoção Social e a Reforma do Sistema Eleitoral.  

Luís Nunes dos Santos refere que “um verdadeiro desenvolvimento só se irá concretizar quando existir maior sustentabilidade ambiental e coesão territorial, quando existir maior participação cívica dos jovens, quando as medidas públicas de “elevador social” funcionarem efetivamente e, quando os decisores políticos tiverem a coragem de promover uma reforma eleitoral que garanta uma representação eleitoral nacional na qual a área territorial também conte. A continuar assim, cada vez vão existir menos pessoas no interior, e, portanto, menos deputados eleitos por estes territórios, o que significará menos peso político nas decisões do Estado, logo, piores políticas para a coesão social e territorial”. O novo Presidente da JSD lembrou ainda que o distrito de Évora já teve 6 deputados eleitos, lamentando que nestes 46 anos de democracia se tenham diminuído para apenas 3. 

Luís Nunes dos Santos afirma ainda que “a nossa estrutura tem já um grande desafio nas autárquicas de 2021 e temos de mobilizar a nossa geração para ir à conquista do distrito para que consigamos implementar políticas social-democratas na região”.

Populares