Operação “Catamar” – Cinco detidos por usura, extorsão e branqueamento de capitais
O Comando Territorial de Portalegre e a Unidade de Intervenção (UI), através das estruturas de investigação criminal, hoje, dia 11 de julho, detiveram três homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 27 e os 53 anos, pelos crimes de usura, extorsão e branqueamento de capitais, nos concelhos de Alter do Chão e Albufeira.
No âmbito de uma investigação que teve início em março de 2021, pelos crimes de usura, extorsão e branqueamento de capitais, os militares da Guarda apuraram que os suspeitos emprestavam dinheiro às vítimas, cobrando posteriormente juros elevados e recorrendo à extorsão para posterior recolha de dinheiro. Na sequência da investigação, deu-se início à Operação “Catamar”, tendo sido dado cumprimento a 17 mandados de busca, sete domiciliárias e dez em veículos.
A operação empenhou um total de 100 militares e contou com o reforço do Grupo de Intervenção Cinotécnica (GIC), do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) e do Grupo de Intervenção e Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI) e dos Destacamentos de Intervenção (DI) dos Comandos Territoriais de Évora, Faro, Guarda, Leiria e de Santarém.
Os detidos permanecem nas instalações da Guarda até serem presentes ao Tribunal Judicial de Fronteira para aplicação das medidas de coação.
Foram apreendidos os seguintes materiais:
· Cinco viaturas;
· 3846 euros em numerário;
· Vales postais dos CTT no valor de 920 euros;
· 13 televisores;
· 107 peças de joelharia em ouro;
· 30 telemóveis
· Um computador portátil;
· Um tablet;
· Duas consolas de jogos;
· Nove relógios de pulso;
· 1,9 gramas de haxixe.
Foi também apreendida documentação relacionada com o crime de usura e diversos cartões e documentação bancária, tendo ainda sido aplicado o congelamento de vinte contas bancárias associadas aos arguidos.