9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governantes visitaram obras de requalificação no valor 16,8 milhões de euros do ramal ferroviária no porto de Sines

Foto: Município de Sines

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, e o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, visitaram ontem, dia 8 de junho, o investimento na requalificação do ramal ferroviário em curso no porto de Sines.

Esta requalificação do ramal ferroviário do porto de Sines visa melhorar as condições de manobra e duplicar a capacidade de movimentação de carga contentorizada através de comboio, respondendo dessa forma às necessidades que serão criadas com a ampliação do Terminal XXI e o futuro Terminal Vasco da Gama. Com este projeto, a capacidade atual de movimentação de 24 comboios/dia, de 600 metros de comprimento cada, será aumentada para 36 comboios/dia, de 750 metros cada.

Segundo refere o município em nota, “o investimento na requalificação do ramal é de 16,8 milhões de euros, sendo cerca de 8,4 milhões desenvolvidos pela APS e os restantes 8,4 milhões da responsabilidade da PSA Sines”.

A visita dos governantes foi acompanhada pelo presidente de Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, que se congratulou com a “dinâmica de investimento na principal infraestrutura portuária portuguesa”.

“O porto de Sines já era uma chave do desenvolvimento do País e torna-se ainda mais fundamental quando se projeta a recuperação da economia depois choque da pandemia. Hoje pudemos visitar investimentos que levam o porto para outro patamar de qualidade e capacidade. Temos de acelerar também a concretização das acessibilidades, sem as quais o porto não chegará com a rapidez necessária aos centros de produção e consumo. Além da ligação ferroviária de mercadorias, que é essencial, é urgente acelerar as obras de ligação da A26 à A2 em perfil de autoestrada”, refere o autarca, acrescentando que esse tema foi abordado em reunião prévia à visita dos governantes.

Populares