06 Fev. 2023
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Sines

Governo aprova investimentos em Sines para reforçar a expedição de gás!

Regional Escrito por  08 Set. 2022

O Conselho de Ministros aprovou hoje um conjunto de medidas de poupança e eficiência energética que visam fazer face à instabilidade no setor decorrente da situação de guerra na Ucrânia.

De acordo com o comunicado enviado à nossa redação, nesta reunião dpo conselho de ministros:

  • foram aprovadas medidas extraordinárias e temporárias de reporte de informação e de garantia da segurança de abastecimento de gás, assim como medidas preventivas para a segurança do abastecimento de energia;
  • foi aprovado o Plano Nacional de Poupança de Energia, focado na gestão da procura e na redução do consumo. O Plano estabelece medidas vinculativas para a Administração Publica Central e recomendações para a Administração Local e para o Setor Privado. Pretende-se, com estas medidas, obter uma poupança de 5% no consumo de gás, a acrescer à redução de 20% alcançada no último ano, excluindo o consumo de gás utilizado na produção de energia elétrica.

Nesta reunião também foi aprovado, a constituição de uma reserva estratégica de águas das albufeiras .

Foram ainda aprovados investimentos no Porto de Sines de reforço de recepção e expedição de gás natural para o resto da Europa,

O objetivo ,segundo o Ministro Duarte Cordeiro,  é reforçar a capacidade portuguesa de expedição do gás natural para Europa.

O Conselho de Ministros aprovou uma autorização de investimento de 4,5 milhões de euros pela REN no Porto de Sines para reforçar a capacidade de "transhipment", ou transbordo.

A ideia é que Portugal receba gás de fora da Europa e reenvie depois para outros estados europeus,

 

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28