08 Ago. 2022
Nuno Rocha
À mesa com a RC
13:00-14:00

Alentejo

Governo lança linha de crédito de 20 M€ e aviso de 3 M€ para equipamentos para fazer face à seca

Regional Escrito por  25 Fev. 2022

O Ministério da Agricultura esteve reunido com as confederações dos agricultores para fazer um ponto de situação das medidas para mitigar o impacto da seca. 

«Estamos a preparar, e em processo legislativo, uma linha de crédito de médio prazo, três anos com um de carência, com um valor de 20 milhões de euros para fazer face a esta seca», afirmou a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Esta medida vem juntar-se à já existente linha de crédito de curto prazo, com juros bonificados para todos os agricultores e majoração de bonificação de juros para agricultores com o estatuto da agricultura familiar.

A Ministra adiantou também que foi aberto um conjunto de avisos, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), para que os agricultores «pudessem apetrechar-se de equipamentos», como cisternas, equipamentos para a distribuição de água, depósitos, bebedouros, tanques ou instalação de tubagens. Este aviso, em vigor até 1 de abril, destina-se aos territórios vulneráveis e tem 15 milhões de euros de dotação.

O Governo está agora a preparar um novo aviso, que deverá abrir a 4 de março, destinado a todo o território do Continente, com três milhões de euros para apoiar a compra destes equipamentos.

«Temos também uma linha de crédito disponível, com garantia do Estado, através do Fundo Europeu de Investimento, para as nossas empresas agrícolas que estejam a fazer investimentos e que precisem de fundo de maneio para fazer face aos problemas que decorrem desta situação», disse Maria do Céu Antunes.

Mais de 50 milhões de euros para a instalação de painéis fotovoltaicos 

O Governo lançou também um conjunto de avisos, com dotação superior a 50 milhões de euros, para que possam ser instalados painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas e transformação, ajudando os agricultores «a produzir energia limpa, a serem autossuficientes e, com isso, reduzirem os custos de produção», acrescentou a Ministra da Agricultura. 

Neste sentido, está também a ser preparado um aviso de seis milhões de euros para a instalação de painéis fotovoltaicos nos aproveitamentos hidroagrícolas.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31