13.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Gripe aviária, a maior epidemia de sempre na Europa! Beja com seis casos!

A época epidémica de 2021-2022 de gripe aviária é a maior de sempre na Europa, com uma extensão geográfica inédita a 37 países, incluindo Portugal, alertou o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

As novas orientações divulgadas  pelo ECDC sublinham a importância da adoção de medidas de segurança e saúde nos locais de trabalho onde não é possível evitar o contacto com animais, que devem ser reforçadas nas situações em que a gripe zoonótica nos animais foi identificada.

Recorde-se que no final de agosto, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) adiantou que Portugal contava, nessa altura, com 25 focos de infeção pela gripe aviária, 7 deles no distrito de Beja.

O primeiro foco de gripe aviária foi detetado em 30 de novembro de 2021, numa capoeira doméstica no distrito de Setúbal, e desde então e até 29 de agosto, foram confirmados 25 focos de infeção pela gripe das aves de alta patogenicidade, 17 dos quais em aves domésticas, incluindo explorações comerciais de perus, galinhas e patos, uma coleção privada de aves, capoeiras domésticas e aves em parque urbano.

Somaram-se ainda oito ocorrências em aves selvagens.

Segundo avançou Maria do Carmo Caetano, da Direcção de Alimentação e Veterinária da Região do Alentejo à Planície “No distrito de Beja foram detectados seis casos de gripe aviária de alta patogenicidade, três em capoeiras domésticas, uma numa ave selvagem encontrada por um caçador e entregue nos serviços e dois focos em aves em cativeiro, não para consumo”.

Fonte: DN/A Planície

Populares