27 Set. 2022
 
3 p’rás 5
15:00-17:00

Alentejo

Guardiões promove sensibilização ambiental em escolas do Alentejo!

Guardiões promove sensibilização ambiental em escolas do Alentejo! Radio Sines
Regional Escrito por  Nota de imprensa 23 Set. 2022

 

O projeto Guardiões vai realizar, durante o próximo ano letivo, diversas ações de sensibilização ambiental nas escolas básicas e secundárias do Alentejo. O objetivo é alertar e consciencializar as crianças e jovens para a importância da adoção de comportamentos amigos do ambiente.

De acordo com Karina Souza, coordenadora científica do Guardiões, “as novas gerações têm um papel determinante no combate às alterações climáticas, pelo que a solução passa por formar novas lideranças capazes de compreender a sua dimensão e complexidade e criar oportunidades de ação local e global”.

“A estratégia adotada pelo Guardiões é a de realçar a importância da ciência e da educação na resolução dessa problemática e aproximar o ambiente natural das salas de aula. Assim, criamos um conjunto de mensagens que visam descodificar conteúdos científicos e atividades que integrem a ação climática nos programas curriculares de ciências, estudo do meio e cidadania. A nossa intervenção vai desde o jardim de infância aos ensinos básico e secundário, como forma complementar de aprendizagem e de tornar o ambiente escolar num espaço privilegiado de participação e comunicação ambiental ativa”, afirma.

Durante o ano letivo passado, o Guardiões realizou iniciativas de sensibilização ambiental em escolas básicas e secundárias de Ponte Sor, Portalegre e Vila Viçosa, abrangendo mais de 450 crianças e jovens. Este ano letivo, o projeto irá alargar estas ações aos agrupamentos de escolas do Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Central.

O projeto Guardiões resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico De Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o Fórum da Energia e Clima (FEC), financiado pelo Programa Alentejo 2020.

O Projeto GUARDIÕES tem como objetivo gerar elevado impacto na sensibilização e informação da sociedade civil para o problema das alterações climáticas, gerando conteúdos, promovendo ações junto das pessoas, procurando apresentar soluções que possam fazer da região Alentejo um exemplo na descarbonização da economia e na transição para uma economia mais circular e sustentável.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30