17.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Há 2853 idosos a viverem sozinhos ou isolados no distrito de Évora, mais 203 que no ano transato (c/som)

O Comando Territorial de Évora sinalizou na “Operação Censos Sénior 2015”, 2853 idosos, mais 203 que no ano transato.

Dos idosos sinalizados, 1409 vivem sozinhos, 886 vivem isolados, 279 vivem sozinhos e isolados e 279 idosos que não se enquadram nas situações anteriores por viverem juntos, mas que se encontram numa situação de vulnerabilidade considerando as sua limitações físicas ou psicológicas.

Os concelhos onde se registaram mais sinalizações foram Montemor-o-Novo (812), Estremoz (473), Évora (293) e Alandroal (203).

À Rádio Campanário o Capitão Ricardo Samouqueiro do Comando Territorial de Évora, salientou o aumento de idosos “em termos de isolamento e em outras situações semelhantes”.

Uma missão da GNR que desenvolve também a “Operação Residência Segura” que segundo o militar “é uma forma de nós georreferenciarmos os idosos para ficarem sinalizados e de uma forma mais eficaz e eficiente utilizarmos os nossos meios, ao estarem sinalizados numa qualquer situação de emergência, alerta ou ocorrência, podemos dirigir os meios mais facilmente ao local”.

O Capitão Ricardo Samouqueiro refere que “todas as sinalizações dos idosos são também acompanhadas pela Segurança Social e pelas próprias famílias, há todo um trabalho para juntar todas essas entidades para chegarmos a uma solução”.

Relativamente ao programa “Residência Segura”, aderiram 394 idosos (mais 295 que no ano transato), possibilitando assim à Guarda fazer a georreferenciação, constituindo desta forma uma mais valia para a localização em caso de ocorrência ou emergência.

Durante a operação foram empenhados 155 militares do Comando Territorial de Évora, tendo ainda sido possível promover ações de sensibilização, para que a população idosa adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vitimas de crimes, bem como aplicar o policiamento de proximidade e segurança comunitária como modelo de policiamento, para que esta faixa da população consiga identificar cada um dos militares responsáveis pelo programa, possibilitando uma melhor troca de informações e o consequente aumento do sentimento de segurança.

      

 

Populares