13.8 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Há 42 anos que vendo o famoso brinhol alentejano nas Festas de Alandroal”, afirma Maria Martinho (c/ som)

As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição terminaram ontem, na vila raiana de Alandroal, no distrito de Évora, e entre o concerto da Banda Filarmónica do Centro Cultural do Alandroal ou dos ABBAMIA, um projeto português de tributo aos ABBA que celebrou recentemente 9 anos de atividade, a Rádio Campanário foi conhecer algo que não pode faltar em nenhuma festa popular: o famoso brinhol alentejano. 

Atarefada, entre pedidos de brinhol e de churros, foi assim que a Rádio Campanário chegou à fala com Maria José Fernandes Martinho, uma vendedora que, há mais de quatro dezenas de anos, percorre as estradas do país com a sua roulote de venda de brinhol e de churros.

À Rádio Campanário, Maria Martinho confessou que já visita o Alandroal, em trabalho, há “42 anos“, motivo pelo qual já conhece a maior parte dos seus clientes, à excepção dos mais novos. “Faz este ano 42 anos que vendo brinhol aqui nas festas do Alandroal, ou seja, é como se fosse uma família aqui no Alandroal.

A quantidade de anos em que “estaciona” a sua roulote nas festas de Alandroal permitem, a Maria Martinho, traçar um cenário de evolução da localidade e acrescenta que o novo Presidente, João Maria Grilo, “é uma pessoa exigente”, mas que isso a deixa satisfeita.

Apesar, de nos últimos dois anos, as vendas e a atividade ter sido muito condicionada por causa da Pandemia a retoma, em 2022, não poderia ter sido melhor. “Estas festas foram mesmo em cheio, foi um dos melhores anos de sempre“, concluiu.

{gallery}Brinhol{/gallery} 

Populares