02 Dez. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Há 7 aldeias de sonho para visitar no Alentejo - Conheça-as aqui!

Há 7 aldeias de sonho para visitar no Alentejo - Conheça-as aqui! https://www.vortexmag.net/
Regional 05 Set. 2021

Caiadas de branco, com casas de taipa e ruas decoradas com flores. Assim são as aldeias mais bonitas do Alentejo. Descubra algumas delas, como nos relata o portal - https://www.vortexmag.net/.

O Alentejo encontra-se muito associado no imaginário português ao sol, melancolia e ao calor e empatia do seu povo. Quando pensamos em Alentejo, pensamos em campos a perder de vista e no sol que nos aquece a alma e o corpo.

Pensamos nas suas casas caiadas a branco e de faixa azul ou amarela. Pensamos nos sobreiros, que se perdem na imensidão da planície, e pensamos neste povo de vivas tradições e que nos recebe sempre com um sorriso. Não é, por isso, de admirar que esta região nos provoque uma paixão tão especial.

Existem muitas aldeias no Alentejo que poderiam ter entrado nesta lista, devido à sua beleza e ambiente únicos, e por isso a tarefa de escolher sete tornou-se difícil. Poderá ficar surpreendido por não ver nesta lista Monsaraz, mas esta tem estatuto de vila e é já muito conhecida pelos portugueses.

Em contrapartida, Terena integra esta lista, uma vez que, apesar de ser considerada vila, é ainda relativamente desconhecida. Assim, deixamos-lhe aqui a nossa lista final:

1. Alegrete

Esta pacífica freguesia alentejana, a mais de 480 metros de altitude, encontra-se em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede (concelho de Portalegre) e tem uma história rica e muito antiga. Este local apresenta vestígios de ocupação humana antiga, sabendo-se que foi reconquistada por D. Afonso Henriques por volta de 1160.

Localizada próximo da fronteira de Espanha, Alegrete conta com uma excelente posição geográfica, da qual se pode observar toda a envolvente com perfeição, o que tornou a localidade muito importante ao longo do tempo, como pode atestar o monumento principal a visitar: o castelo.

Para além disso, recomenda-se a visita à Igreja Matriz (do século XVI), às capelas de S. Pedro (século XV) e da Misericórdia (Séc. XVII), à Torre do Relógio (Século XVII) e ao encantador coreto, este já do século XX.

Procure também percorrer as pacatas ruas de Alegrete e observe os típicos casarios com faixas coloridas. É o local perfeito para apreciar a verdadeira essência do Alentejo, com o tempo que parece parar e com a tradição sempre presente.

2. Santa Susana

Se procura um local pacato e com arquitetura bem alentejana, a aldeia de Santa Susana é uma paragem obrigatória. O destaque vai para as casinhas de rés-do-chão, caiadas de branco e com barras azuis e grandes chaminés. Santa Susana está localizada entre duas ribeiras (afluentes da ribeira de Alcáçovas) e está distanciada de Alcácer do Sal (sede de concelho) em 15 km.

Na região, poderá observar a barragem do Pego do Altar, obra do Estado Novo que, para além de regar os arrozais do concelho, serve também como ponto de lazer e de descanso para habitantes e visitantes. Mas o autêntico encanto de Santa Susana está nas suas casas brancas, com barra azul em janelas e portas, e que em média são pintadas de dois em dois anos pelos moradores, para que a tradição e encanto da aldeia se mantenham vivas.

Mesmo as casas desabitadas são pintadas por vizinhos, num autêntico esforço comunitário para que Santa Susana se mantenha viva e orgulhosa. Ao passear pelas ruas da localidade, delicie-se com o pormenor curioso de algumas das portas de entrada terem as iniciais dos primos Henrique e Manuel, bem como a data em que foram construídas.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31