27 Out. 2020
Augusta Serrano
Ecos da Planura
09:00-11:00

Ourique

Há 881 anos, na Batalha de Ourique, D. Afonso Henriques fez-se "Rei dos Portugueses"

Há 881 anos, na Batalha de Ourique, D. Afonso Henriques fez-se "Rei dos Portugueses" Foto: CM Ourique
Regional 25 Jul. 2020

(Texto retirado do site do Município de Ourique)

A memória é um pressuposto da existência das comunidades e da construção dos caminhos do futuro.

Comemoramos hoje o 881º aniversário da Batalha de Ourique, momento crucial da História de Portugal e do património histórico imaterial da nossa comunidade.

Ourique está associada ao momento crucial da consolidação da Nação, do ser português e da geração de condições para o reconhecimento do território como espaço dotado de independência, de soberania e de uma comunidade de destino própria.

Foi após a Batalha de Ourique que D. Afonso Henriques assumiu o título de “rei dos portugueses” e, cerca de três anos após 25 de julho de 1139, o Rei de Leão aceitou esse título no Tratado de Zamora, permitindo o início do processo de independência consagrado em 1179, com a bula Manifestis Probatum.

Ourique está assim inscrita no processo fundacional do país, num dos momentos mais relevantes da formação da nacionalidade.

Esta circunstância do nosso património histórico e da História de Portugal é motivo de orgulho e de comemoração anual dos ouriquenses, numa oportunidade para realçar a importância da portugalidade, do ser português, para a projeção internacional do país como território com história, com potencial e com uma firme ambição em encontrar renovados equilíbrios de desenvolvimento, de sustentabilidade e de qualidade de vida, num quadro de preservação dos valores, do património e das marcas de identidade.

Invocar a Batalha de Ourique é relembrar um combate militar travado contra um adversário com maior poderio em que as tropas portuguesas, apesar das adversidades, conseguiram triunfar e afirmar a ambição da construção de uma nação independente.

Da história e da memória, extrapolamos a inspiração da determinação e da resiliência perante as adversidades para as superar no sentido da concretização dos objetivos, sejam eles a portugalidade ou a valorização do Mundo Rural.

881 anos depois, continuamos a ter razões para invocar o feito da Batalha de Ourique e nos inspiramos na superação que esteve subjacente para enfrentar os desafios do presente e do futuro.

Em Ourique, por Ourique, com orgulho na nossa história.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31