28 Nov. 2022
Nuno Rocha
Madrugar
07:30-09:00

Elvas

“Há muitos animais abandonados; as pessoas querem um animal mas depressa se cansam” diz Pres. do Movimento Animal de Elvas(c/som)

Regional Escrito por  04 Out. 2022

 

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Animal,.

A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.

As Associações existentes em defesa dos animais vivem dias dificeis, especialmennte agravados pela pandemia de covid 19, altura em que também o número de animais abandonados aumentou exponencialmente.

A Rádio Campanário falou com Cláudia Pombeiro, Presidente da Associação Movimento Animal de Elvas, que começou por nos referir que "a Associação está criada desde 2016 e desde aí estão a trabalhar em prol do bem estar animal, sendo constituída por 9 elementos."

Questionada sobre as maiores dificuldades da Associação Cláudia Pombeiro refere “neste momento estamos a viver de donativos e com a boa vontade das pessoas que nos ajudam“ acrescentando “a principal dificuldade é mesmo onde alojar tanto animal abandonado pois não temos capacidade para o fazer.”

A Presidente da Associação sublinha ainda que “ não há adopções o que é um outro problema pois o espaço é sempre muito limitado.”

A Associação atua no concelho de Elvas e vai recolhendo animais abandonados dentro da sua capacidade de Espaço e de dinheiro também pois as despesas são elevadas. Cláudia Pombeiro questionada se o abandono de animais aumentou neste da pandemia, Cláudia refere “o número de animais abandonados é elevado o ano inteiro porque as pessoas querem um animal de companhia e rapidamente se cansam.”

A isto acresce ainda o facto de não esterilizarem os animais o que leva a que aumentem. O Movimento Animal de Elvas apela assim a que seja feita a Esterilização para que se controle o número de animais e, ao mesmo tempo, se diminua o número de abandonos.

A Presidente da Associação movimento Animal deixa por último um apelo “é essencial o bem trato animal, serem conscientes e antes de terem um animal pensar bem se o podem ter e esterilizem-nos.”


 

 


 


 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30