Ferreira do Alentejo

Há uma empresa no Alentejo que ajuda a fixar famílias Luso-Venezuelanas

Regional 05 Jul. 2021

A empresa Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo, tem vindo a recrutar trabalhadores da comunidade luso-venezuelana. Cada vez chegam em maior número porque fogem de um país em grande instabilidade. Este projeto que junta famílias luso venezuelanas já conta com dezenas de trabalhadores no concelho de Ferreira do Alentejo e tem vindo a fixar novas famílias num concelho que tem vindo a perder população. 15% dos luso venezuelanos que vieram para a empresa subiram a lugares de chefia muitos deles já conseguiram trazer parte da família.

José António tem 38 anos, é engenheiro agrónomo e foi um dos últimos a chegar à empresa. Deixou a Venezuela e veio à procura de uma nova vida e já está a trabalhar. No dia a dia desempenha várias atividades agricolas como  monitorizar e controlar tudo o que são pragas e doenças das uvas.

Eduardo também trabalha no campo e é um dos muitos que cuida da qualidade da uva daqui sai. Afirma "estou cá em Portugal porque a situação na Venezuela estava complicada e aproveitei o momento para vir."

Já Christopher foi um dos primeiros a chegar, veio há 3 anos. Já deixou o campo e integra agora os recursos humanos da empresa, onde ajuda a que novos luso venezuelanos venham trabalhar para o Alentejo. Refere que "agora tenho a oportunidade de trabalhar no projeto “Vale da Rosa” , de recrutar pessoas. Eu sou luso descendente, sou luso venezuelano e damos a possibilidade de um emprego aqui no Alentejo."

Por último, Juan Carlos está há 2 semanas em Portugal mas deixou a mulher e 3 filhos. O pai emigrou para a Venezuela, era de Aveiro e ele quer fazer o sentido inverso e fixar-se em Portugal.

Relativamente à Herdade Vale da Rosa, foi a paixão que sempre moveu a família Silvestre Ferreira quando há mais de 40 anos iniciou o negócio de produção de uvas de mesa e que agora motiva António Silvestre Ferreira a prosseguir. 

Segundo se pode ler no site da Herdade Vale da Rosa, "acredita-se em Portugal e acredita-se que é possível contribuir para o sucesso do país. Promovemos o emprego da região e a marca Portugal no estrangeiro ajudando a construir uma imagem de país produtivo, eficiente e capaz de desenvolver negócios de dimensão e qualidade internacionais. Assim como já nasceu noutra geração, a marca de uvas de mesa Vale da Rosa pretende seguir o seu caminho pelas gerações vindouras e contribuir para o sucesso de Portugal no mundo."

In TVI24

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30