04 Jul. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Ourique

Helicóptero de combate a incêndios já está instalado em Ourique

Regional 20 maio 2022

Município de Ourique tem mantido um consistente apoio ao dispositivo de proteção civil, com particular destaque para o apoio prestado aos Bombeiros Voluntários de Ourique como pilar central da resposta de emergência no território, que apresenta riscos acrescidos de incêndio com as temperaturas de verão e o estado do coberto vegetal, conforme divulgou o município.

Município de Ourique tem estado a trabalhar para preparar a época especial de combate aos incêndios florestais de 2022, num quadro em que a retoma das dinâmicas individuais e comunitárias se cruzam com a ampliação dos riscos existentes.

De acordo com a Diretiva Operacional Nacional nº 2 – DECIR que estabelece o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2022 no Nível II de 15 a 31 de maio, o Município de Ourique passou a ter instalado de prevenção, no seu Heliporto, um HEBM- Helicóptero Bombardeiro Médio. Recorde-se que, até 2020, o único meio aéreo de combate aos incêndios rurais instalado no distrito de Beja foi um helicóptero bombardeiro ligeiro e que, desde 2021, Ourique passou ter instalado um helicóptero bombardeiro médio, algo que foi consolidado com a realização de investimentos municipais na melhoria operacional e de segurança do heliporto.

Boa parte do êxito desta fase de elevado risco de incêndio assenta no esforço de prevenção realizado pela autarquia e pelos cidadãos, nomeadamente através das limpezas que foram realizadas e na ausência de comportamentos que potenciem os riscos naturais existentes.

A existência de um meio aéreo médio, localizado em Ourique, constituiu-se num importante reforço do dispositivo de proteção civil de prevenção para operar no concelho e no sul do Baixo Alentejo, num quadro cada vez mais exigente pela ocorrência de fenómenos associados às alterações climáticas.

O Município de Ourique reafirma o seu compromisso com os Bombeiros Voluntários de Ourique, formulando votos de pouco trabalho nesta época do ano, sinónimo da não ocorrência de ignições, reforçando o apelo para que individual e comunitariamente tenhamos comportamentos adequados aos riscos existentes, em defesa do nosso património ambiental, do património edificado e da integridade das vidas humanas.

Fonte: CM Ourique

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31