10.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

HESE confirma “extraordinário aumento de afluxo de doentes covid 19”. Situação reavaliada a cada 12 horas

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) não está a receber doentes com covid-19 ou com suspeitas de infeção, devido ao “extraordinário aumento de afluxo de doentes”, informou hoje a unidade hospitalar.

Em comunicado enviado à nossa redação o HESE indicou que “foi necessário enviar, ontem à noite, por volta das 20:30, para o Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), a informação desta situação”.

Desta forma e tal como a Rádio Campanário noticiou na noite de ontem, os doentes covid ou suspeitos covid não deverão ser encaminhados para o HESE.

Em causa está o “extraordinário aumento de afluxo de doentes” na Área Dedicada aos Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência Geral.

 Conforme avança o HESE, esta medida está a ser reavaliada a cada 12 horas.

A medida afeta apenas os doentes covid ou suspeitos covid enviados pelo CODU”, esclarece o hospital de Évora, referindo que “todos os restantes serão atendidos, como habitualmente, pelo que o serviço de urgência geral”, que “continuará a dar resposta aos doentes urgentes com outras patologias”.

Segundo o mesmo comunicado, ontem à noite, o HESE tinha 69 doentes com covid-19 internados, estando oito em unidade de cuidados intensivos, o maior número registado desde o início da pandemia.

A enfermaria covid-3 iniciou o funcionamento a 23 de dezembro com 20 camas e já está lotada e o espaço da enfermaria covid-1 foi alargado, passando a utilizar o espaço das instalações da futura Unidade de Cuidados Intensivos, num total de 10 camas, que se encontra quase lotada.

Populares