10.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hoje é Dia Mundial do Dador de Sangue, saiba onde doar no Alentejo

Numa mensagem publicada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que recebeu no Palácio de Belém o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e aceitou a distinção de “Mensageiro da Dádiva”, incentivou a dádiva voluntária de sangue.

“Aumentar a consciência sobre a necessidade de dádivas regulares de sangue, contribuindo para a autossuficiência do país nesta matéria, agravada pela pandemia que vivemos, é um desígnio de todos. Mais do que nunca, cuidar uns dos outros promove a coesão da comunidade e concorre para uma sociedade mais saudável e participativa. O Presidente da República agradece aos dadores pela sua generosidade e altruísmo, determinados em salvar vidas e tornar o mundo num lugar melhor”, lê-se na mensagem divulgada.

O Instituto Português do Sangue classifica como “excecional e sem precedentes” a resposta da sociedade ao apelo à dádiva lançado no início do ano, permitindo manter a dádiva de sangue mais elevada do que em 2020.

O IPST adiantou que no mês de janeiro o número de dádivas de sangue e componentes sanguíneas foi 36,1% superior ao período homólogo de 2020, antes da pandemia, tendo sido realizadas 17.406 dádivas.

Em fevereiro foram realizadas 17.843 dádivas de sangue, mais 7,6% do que no mês homólogo, que foi o que registou o maior número de dádivas em todo o ano passado.

Ao dia de hoje, as reservas de concentrados eritrocitários do IPST situam-se entre os 10 e os 41 dias e os dias de reserva estratégica nacional, considerando as reservas existentes nos hospitais, entre os 29 e os 48, consoante os grupos sanguíneos.

Numa mensagem divulgada na véspera do Dia Nacional do Dador de Sangue, que hoje se assinala, a presidente do IPST agradeceu a todos os que deram sangue, às federações, associações e grupos de dadores pelo seu contributo na promoção da dádiva e na organização de sessões de colheita.

O IPST agradeceu ainda aos profissionais de saúde, “pelo seu empenho, dedicação e competência”.

Entretanto saiba que no Alentejo pode fazer as suas doações nos Hospitais:

Hospital do Litoral Alentejano – Horário no Serviço de Imuno-hemoterapia

terças-feiras / quintas-feiras
1º sábado de cada mês (exepto feriados)
das 9:00 às 12.00h

Hospital de Beja

As dádivas podem ser feitas no Serviço de Imunohemoterapia, situado no Hospital de Beja (Piso 0), no seguinte horário:

Segunda e Quinta-feira
Manhã: 09h30 às 12h30
Tarde: 14h30 às 19h

Terça-feira
Manhã: 09h30 às 12h30
Tarde: 14h30 às 16h

Quarta-feira
Manhã: 09h30 às 12h30

Sexta-feira
Tarde: 14h30 às 16h

Hospital do Estírito Santo de Évora

As dádivas devem ser feitas junto do serviço de Imunoterapia do HESE.

Entretanto a Associação de Dadores de Sangue do Distrito de Évora tem uma colheita agendada para sábado, 19 de junho, será na Casa do Povo de S.Manços e e conta com o apoio do Grupo de Forcados Amadores de S. Manços.

 

Com https://www.dn.pt/

Populares