23.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hospital D. Estefânia passa a atender a serviços de psiquiatria do Alentejo

Rede Nacional de Serviços de Urgência de Psiquiatria da infância e adolescência está agora organizada em urgências regionais, sendo o Hospital D. Estefânia que fica encarregue, além de Lisboa e Vale do Tejo, da população do Alentejo e do Algarve.

Com o novo modelo de operação vigor desde sexta-feira, a Rede Nacional de Serviços de Urgência de Psiquiatria da infância e adolescência inclui agora três equipas de urgência designadas por Norte, Centro e Região de Lisboa e Vale do Tejo, Região do Alentejo e Região do Algarve.

O coordenador nacional das políticas de saúde mental, Miguel Xavier, transmitiu à Agência Lusa que o regulamento mantém três pontos de atendimento a nível nacional pois, “atendendo à casuística e à especificidade das situações que requerem atendimento urgente”, este número é considerado “suficiente para cobrir as necessidades do país”. 

No Norte a urgência regional de pedopsiquiatria vai funcionar no Centro Materno Infantil do Norte, que pertence ao Centro Hospitalar Universitário do Porto. Já No Centro, a urgência de psiquiatria da infância e adolescência está sediada no Hospital Pediátrico de Coimbra e, em Lisboa, no Hospital D. Estefânia, do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central que para além de atender a população de Lisboa e Vale do Tejo, presta agora também serviço à regiaão do Alentejo e do Algarve.

Miguel Xavier conta ainda que “este modelo garante a sequência de cuidados e a segurança dos pacientes, mobilizando recursos para o reforço das respostas programadas de ambulatório. A experiência deste modelo, que funciona na região Norte há muitos anos, tem demonstrado segurança e qualidade no atendimento, replicando modelos e boas práticas usados noutros países europeus”.

Leia a notícia completa em:Sapo24

Populares