7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hospital de Beja adiou mais de mil cirurgias em contexto de pandemia

Mais de mil intervenções cirúrgicas foram adiadas pelo Hospital de Beja devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, conforme noticia o Diário do Alentejo.

Em 2020 foram realizadas menos 1105 intervenções cirúrgicas do que no ano anterior, menos 834 operações em ambulatório e menos 271 intervenções de cirurgia convencional. O motivo do decréscimo foi, claramente, a pandemia. Nos meses de setembro e novembro do ano passado, o bloco operatório do Hospital de Beja chegou mesmo a estar encerrado, por um período de duas semanas, aquando de um surto de Covid-19, que atingiu mais de 30 profissionais de saúde. As cirurgias não urgentes ficaram então suspensas.

A Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), Conceição Margalha, em declarações a DA, esclarece que está a ser reaberta a urgência e que o primeiro serviço a ser aberto é a cirurgia de ambulatório, por ser o serviço que tem maior volume e também por não necessitar de internamento, o que não coloca em causa o tratamento dos doentes Covid-19. A reabertura das cirurgias de ambulatório deve-se ao facto de o espaço destinado a este serviço, e que anteriormente esteve ocupado por doentes infetados com Covid-19, estar agora a ser progressivamente disponibilizado, devido à diminuição dos internamentos por Covid-19 que se tem verificado nas últimas semanas. 

Populares