O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) registou uma diminuição das dádivas de sangue, tendo feito um apelo para a doação de sangue.
Segundo avança a DianaFM, o Diretor do Serviço de Imunohemoterapia do HESE, Francisco Ferro, divulga que,“temos uma quebra de cerca de 50%” nas dádivas de sangue, nos meses de dezembro e janeiro.”
Perante a situação, o hospital de Évora lançou uma campanha de apelo aos cidadãos para a doação de sangue, denominada “Confinar também é dar”.
A campanha decorre de segunda a sexta-feira por marcação, através do número de telefone 266 740 132 e geral@hevora.min-saude.pt.
Este não é um problema específico de nenhum estabeleciento de saúde, sendo que o Infarmed alertou as autoridades hospitalares para a necessidade da “utilização criteriosa” das reservas de sangue, lembrando que a pandemia está a ter efeitos na atividade de colheita de plasma humano a nível global, avança o Expresso.
O Instituto Português do Sangue apelou à dádiva, lembrado que as suas reservas dão para entre quatro e 19 dias e que os grupos sanguíneos mais afetados são o A positivo, A negativo, O negativo e B negativo. E alerta para o facto de os meses de janeiro e fevereiro serem “particularmente exigentes para a manutenção das reservas de sangue em níveis confortáveis”, devido ao frio e às constipações, sublinhando que, este ano, a situação é agravada pela pandemia covid-19, as medidas de confinamento e as regras para garantir a segurança para dadores e profissionais.