Evora

Hospital de Évora tem novos dispositivos médicos e sistema de monitorização remota de doentes!

Regional 18 Out. 2021

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do HESE recebeu um conjunto de dispositivos médicos e um sistema de monitorização remota de doentes, que irá permitir uma observação mais presente pela equipa médica do HESE dos doentes em regime de hospitalização domiciliária.

De acordo com a informação divulgada pelo HESE, Conectado com medidores de tensão arterial e balanças de composição corporal, o sistema eCare desenvolvido pela EDGENEERING permite à equipa médica do HESE recolher vários parâmetros vitais dos pacientes, entre os quais, a tensão arterial, o batimento cardíaco, o peso, o índice de massa corporal e a taxa metabólica basal, e manter a vigilância constante e adequada aos pacientes em hospitalização de uma forma eficiente, não-invasiva e segura.

Para além da importância fundamental do Sistema eCare e dos equipamentos na intervenção diária da Unidade de Hospitalização Domiciliária do HESE, estes dispositivos irão assegurar as atividades de teste, demonstração e validação do projeto Europeu SPHINX.

Financiado pela Comissão Europeia, o projeto SPHINX visa o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas (toolkit) de cibersegurança para melhorar a proteção dos sistemas de informação do HESE, salvaguardando a privacidade, confidencialidade e disponibilidade dos dados dos pacientes do Hospital. Usando técnicas de simulação, estes equipamentos serão usados em atividades piloto com o objetivo de detetar eventuais vulnerabilidades no sistema e reforçar a capacidade de resposta do HESE na prevenção, atuação e recuperação de ataques informáticos.

O Projeto SPHINX, financiado por fundos europeus e inserido no Horizonte 2020 – programa de investigação e inovação da União Europeia – teve início em 2019, sendo o HESE um dos membros desde o seu começo, reforçando o seu estatuto como promotor da inovação em vários setores da atividade Hospitalar em Portugal. Salienta-se também que, após a conclusão do Projeto SPHINX, os resultados do Projeto – toolkit SPHINX, dispositivos médicos e sistema eCare – serão integrados na gestão e operação do HESE, continuando a beneficiar os utentes do HESE com um serviço de saúde de elevada qualidade.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30