A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou esta semana o lançamento do concurso para a empreitada de modernização da Linha de Vendas Novas - no âmbito do Ferrovia 2020 - num investimento previsto de 85 milhões de euros e um prazo de execução de 36 meses.
Em comunicado, a empresa refere que este investimento integra a candidatura submetida no âmbito do Compete 2020, com a designação “Empreitada de Modernização da Linha de Vendas Novas”.
Segundo a IP, a intervenção tem como principal objetivo a ampliação das estações para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, potenciando assim as condições de exploração e reforçando a ligação ferroviária do Porto de Sines às plataformas logísticas nacionais e da Europa.
A empreitada inclui os seguintes trabalhos:
A Linha de Vendas Novas desenvolve-se ao longo de 69,375 quilómetros, entre Setil, onde cruza a Linha do Norte, e Vendas Novas, onde interseta a Linha do Alentejo, atravessando os concelhos do Cartaxo, de Salvaterra de Magos, de Coruche, do Montijo, de Montemor-o-Novo e de Vendas Novas.
30 maio 2023 Regional
30 maio 2023 Regional