Imprimir esta página

Alentejo

Instituto Português do Sangue reforça Hospital de Évora com medicamentos derivados do plasma

Instituto Português do Sangue reforça Hospital de Évora com medicamentos derivados do plasma Foto da direita: Jornal Económico
Regional 22 Jan. 2021

Instituto Português do Sangue disponibiliza produto com anticorpos a vários hospitais com "necessidades emergentes", incluíndo o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

Recorde-se que na passada quinta-feira, o Infarmed alertou as autoridades hospitalares para a necessidade da “utilização criteriosa” dos medicamentos derivados do plasma, lembrando que a pandemia está a ter efeitos na atividade de colheita de plasma humano a nível global.

Em resposta a esse apelo, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) diz que tem estado, desde a semana passada, a disponibilizar esta imunoglobulina aos serviços de vários hospitais do país, onde se inclui o Hospital Espírito Santo de Évora.

Segundo avança a Lusa, o Instituto informa igualmente que "tem vindo a trabalhar com as demais autoridades do medicamento da União Europeia e com os titulares de autorização de introdução no mercado (AIM) no sentido de rever as condições de comercialização dos medicamentos contendo Imunoglobulina Humana Normal e, dessa forma, assegurar a sua disponibilidade no mercado nacional".

A Imunoglobulina Humana Normal (IgHN) é um medicamento hemoderivado sujeito a receita médica, que contém imunoglobulina G (IgG) com pureza mínima de 95% e um amplo espetro de anticorpos presentes na população normal.