13.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Investigador da UÉ é coautor do primeiro Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal

Foto: UÉ

O professor da Universidade de Évora (UÉ), Pedro Raposo de Almeida, é coautor do primeiro Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental, publicado em fevereiro.

Pedro Raposo de Almeida é professor do Departamento de Biologia da Escolas de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, e investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

O primeiro Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental foi recentemente publicado pelas Edições Afrontamento, tratando-se de um guia com 292 páginas que resulta de um projeto coordenado por Maria João Collares-Pereira, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), e inclui a descrição de “todas as espécies nativas residentes, migradoras e visitantes marinhas conhecidas à data”, anunciou o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Muhnac) da Universidade de Lisboa.

Os peixes de água doce são um dos grupos de vertebrados mais ameaçados em todo o mundo. Portugal não é exceção, com mais de 60% das espécies nativas em risco de extinção. 

Segundo a UÉ, o guia surge numa altura de agravamento das pressões sobre os ecossistemas fluviais em Portugal e em toda a região mediterrânica, devido à destruição de habitats, à introdução de espécies exóticas e às alterações climáticas, entre outras. Este guia é uma ferramenta de elevado valor prático e científico para os que se interessam por esta área, incluindo pescadores lúdicos e desportivos, técnicos e gestores ambientais, professores e alunos, para além do público em geral.

 

(Fonte: UÉ)

 

Populares