13.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

IP assina protocolos para analisar Impacte Ambiental da Nova Ligação Ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia

IP

Foram assinados os Protocolos de colaboração entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e os proprietários de terrenos nas Zonas de Proteção Especial de Vila Fernando, Veiros e Torre da Bolsa para a implementação das Medidas Compensatórias exigidas no Despacho nº 1025-B/2018 de 26 de janeiro emitido no âmbito do processo de Avaliação de Impacte Ambiental da Nova Ligação Ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia, no Corredor Internacional Sul, conforme divulgado hoje pela Infraestruturas de Portugal.
A IP esteve representada pelo Diretor dos Empreendimentos, José Carlos Clemente, na sessão de assinatura que decorreu dia 14 de outubro de 2021, nas instalações da fiscalização da empreitada geral de construção civil do subtroço Alandroal – Linha do Leste da Nova Ligação Ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia, na Juromenha.
Os quatro protocolos agora assinados dão cumprimento a uma das principais medidas da Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do projeto desta nova ligação ferroviária e visam a mitigação e compensação dos impactes ambientais gerados pela construção desta ferrovia na Zona de Proteção Especial (ZPE) da Torre da Bolsa que se traduzem num valor aproximado de 630 mil euros.
Estes protocolos são um dos resultados do Plano de Gestão Ambiental das Medidas de Compensação no âmbito do qual foram identificados e selecionados os proprietários dos terrenos noutras Zonas de Proteção Especial do Nordeste Alentejano, designadamente, nas Zonas de Proteção Especial de Vila Fernando, Veiros e Torre da Bolsa, abrangendo um total de 470 ha, para a implementação das medidas de gestão de habitat de aves estepárias, como a Abetarda e o Sisão. Ainda no âmbito deste Plano está prevista a monitorização e avaliação da eficácia da implementação das medidas.
Estas atividades inserem-se no âmbito das Ações 2014-PT-TM-0627-M e 2016-PT-TMC-0059-M, comparticipadas pelo programa Connecting Europe Facility (CEF).

Populares