NACIONAL

IPMA : Anticlone pode "gelar" Portugal entre dezembro e fevereiro!

Regional Escrito por  28 Nov. 2022

Tal como a Rádio Campanário noticiou ontem, o fenómeno "Besta do Leste" pode vir a atingir o nosso país e deixar Portugal gelado.

A informação tinha sido avançada pelo "El Tiempo" mas é agora confirmada como um cenário provável, pelo Instituto Português do mar e da Atmosfera que considera que esta probabilidade pode mesmo vir a ac0ontecer.

Trata-se de um "anticiclone com localização na Europa Central", mais concretamente Sibéria da Rússia, que pode fazer com que uma corrente de ar "mais frio e seco" se estenda a outros locais da Europa, como Portugal já no início de dezembro.

É nesta data que se inicia o inverno metereológico , uma situação que se prolonga até fevereiro.

Para o IPMA e conforme adianta o Notícias ao Minuto, este é um fenómeno que não é, de todo, "anormal", ainda assim, dada a distância temporar, ainda não é ainda possível determinar com certezas se a temperatura "este ano vai diminuir mais do que o normal".

Para já e para amanhã, terça-feira   o IPMa prevê uma "pequena descida da temperatura mínima", mas os termómetros voltarã a subir dia 1 de dezembro, feriado nacional.

A partir daí, explicou a previsora, estão apenas previstas "pequenas variações" [de temperatura] na ordem dos 2ºC e 3ºC" em território nacional.

E se olharmos ainda para as regiões do interior do país, onde os termómetros têm registado valores "baixos", é de esperar que os mesmo assim se mantenham - e até mesmo "abaixo dos 0ºC".

A partir de 4ª feira , dia 30 de novembro. regressa a chuva, cenário que se prevê que se mantenha até dia 7 de dezembro.

Leia a notícia completa em Notícias ao Minuto

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28