15 Out. 2021
 

Evora

Já pode visitar a Exposição “As Linhas do Tempo - Desenho de arquitetura e engenharia” (c/fotos)

Regional 18 Jun. 2021

Exposição “As Linhas do Tempo - Desenho de arquitectura e engenharia” revela espólio de Raul David e Celestino David, vai estar no Convento dos Remédios até 31 de outubro.

Já pode ser visitada, no Convento dos Remédios, a exposição que revela parte do espólio do Arquiteto Raul David e do Engenheiro Celestino David, doado em 2017 à Câmara Municipal de Évora. Este espólio é composto por 1134 unidades de instalação (pastas, processos e rolos de plantas) e cerca de 40 mil documentos. A inauguração contou com a presença de muitos membros da família David, com a abertura a caber ao vereador da Cultura da autarquia eborense, Eduardo Luciano, conforme avançado pelo Évora Notícias.

Para o autarca, “esta exposição reflete uma visão da cidade que importa dar a conhecer, tratando-se de uma primeira abordagem a este importante espólio.” Celestino Froes David agradeceu à Câmara de Évora, em nome da família, a divulgação pública do trabalho desenvolvido pelos irmãos Raul e Celestino David ao longo de cerca de quatro décadas do século XX, o qual deixou uma marca indelével no tecido urbano da Cidade de Évora. Jorge Lopes, um dos técnicos municipais responsáveis pela organização do evento, deu conta do processo que levou à inventariação e seleção da documentação constante na exposição.

“O espólio no qual assenta a exposição As Linhas do Tempo é composto por centenas de projetos distintos contendo milhares de plantas, permitindo-nos um olhar privilegiado não só em relação ao processo criativo, mas também em relação ao conjunto de tarefas e procedimentos que constituem, na sua globalidade, um projeto de arquitetura/engenharia”, pode ler-se na memória descritiva desta mostra. Do acervo, para além das plantas de arquitetura e engenharia, fazem parte programas de concurso, cadernos de encargos, documentação dispersa, fotografias e correspondência pessoal.

Em termos de tipologia, podemos encontrar projetos relativos a edifícios públicos, planeamento de urbanizações camarárias, variadíssimos projetos de instalações comerciais, obras particulares – de características urbanas ou agrícolas, e, muito particularmente, projetos relacionados com a edificação ou ampliação de estabelecimentos de ensino ou de carácter religioso.

Fotos créditos:  Évora Notícias

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31