6.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Já se perderam 180 mil empregos em Portugal devido à Pandemia do covid 19

Os efeitos da pandemia covid 19 na economia portuguesa estão a ser sentidos em várias setores e começam agora a refletir-se na taxa de desemprego, que em junho ficou nos 7%.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) são ainda provisórios mas, a confirmarem-se, representam uma subida de 1,1% em relação a maio e correspondem ao maior aumento desde agosto de 2018.

A taxa de subutilização do trabalho também continua a subir a pique. Este indicador inclui desempregados, inativos e trabalhadores a tempo parcial de forma involuntária. Em junho, representavam 15% da população portuguesa.

Segundo o instituto Nacional de estatística adfiantou à Econews “para o aumento mensal da taxa de subutilização do trabalho neste mês, ao contrário do sucedido nos meses anteriores, contribuiu exclusivamente o aumento do número de desempregados e do subemprego de trabalhadores a tempo parcial, já que diminuiu o número dos inativos à procura de emprego, mas não disponíveis para trabalhar e o de inativos disponíveis, mas que não procuram emprego”,.

De acordo com o INE, em Maio e, sobretudo, em junho, as restrições à mobilidade resultantes da pandemia de covid-19 foram parcialmente aliviadas, “mas continuaram a afetar o funcionamento do mercado de trabalho no período analisado”.

Populares