A Escola Básica do Rossio de S. Brás dispõe a partir de hoje (31 de março) de um Jardim Sensorial – espaço verde de lazer, de aprendizagem e terapêutico, estimulador dos diversos sentidos e profundamente relaxante para os alunos.
Como explicou a sua responsável Ana Paula Antunes (Professora de Educação Especial na EB1 do Rossio de São Brás, escola pertencente ao Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira), a ideia surgiu da “necessidade de criar um espaço de recreio adaptado a todas as crianças porque só um espaço que serve a todos é um espaço verdadeiramente inclusivo”.
Em conjunto com os alunos foi feita uma pesquisa e com a participação da coordenadora da escola, professora Rosalina Rocha, apresentado o projeto à Câmara Municipal de Évora, que prestou todo o apoio através da sua responsável e técnicos. Receberam também o apoio de todos os alunos e pais, professores (titulares e coadjuvantes de Artes), assim como das empresas Agriloja, Tintas CIN e Évora Jardins.
O espaço tornou-se agora realidade, fruto do envolvimento e entusiasmo de toda a comunidade, e permite a todos os alunos desenvolver os sentidos e outras capacidades, promovendo igualmente a inclusão e o bem-estar, num local feito com muita dedicação e carinho, constituído por plantas que estimulam os sentidos; canteiros elevados; ninhos e comedouros para atrair pássaros; cortinas coloridas e espanta-espíritos; pisos sensoriais, entre outras atrações.
Um projeto que se insere também no âmbito do Ano Europeu das Cidades mais Verdes 2022 e que interliga iniciativas existentes na escola como o “Projeto Eco Escolas” e a “Horta Biológica”, além de estar em sintonia com a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021 -2025.
Refira-se que são objetivos específicos de um jardim sensorial, segundo este projeto: promover a inclusão social das crianças com deficiência; promover a reabilitação motora, cognitiva e sensorial; desenvolver a proprioceção; estimular e desenvolver todos os órgãos dos sentidos e explorar/distinguir diferentes cheiros, sons, cores e sensações táteis. Permite também tranquilizar os alunos em momentos de maior stress ou perante comportamentos disruptivos; promover o bem-estar; conectar-se com a natureza e usufruir de tempo de lazer de qualidade e terapêutico.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, foi conhecer este projeto que muito valorizou, numa sessão apresentada pela coordenadora da escola em os alunos deram as boas-vindas através de uma canção, e a responsável, junto com dois alunos, apresentou em traços gerais o projeto. Seguiu-se a visita ao Jardim Sensorial onde as crianças desfrutaram do novo espaço, tendo o evento finalizado com o hastear da Bandeira das Eco Escolas à entrada do edifício escolar.
09 Jun. 2023 Regional
09 Jun. 2023 Regional
09 Jun. 2023 Regional
09 Jun. 2023 Regional
09 Jun. 2023 Regional
09 Jun. 2023 Regional
09 Jun. 2023 Regional