20 Ago. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
00:00-04:00

JOAO GRILO

João Grilo: “Inovar no Alentejo tem de ser assente nas tradições e na nossa cultura” (c/ som)

Regional Escrito por  05 Jul. 2022

Após a apresentação do estudo “A cultura no Alentejo pós-2020” que decorreu, ontem, no auditório da CCDRA, em Évora, a Rádio Campanário esteve à conversa com João Grilo, presidente da Câmara Municipal do Alandroal e da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), que reconheceu a importância do estudo.

 

Além da importância, o autarca destaca a importância do ‘timing’ em que o estudo foi elaborado, pois nesta fase “é possível pensar de como é que queremos que a Cultura entre nos processos de desenvolvimento do Alentejo da próxima década”.

Sobre os grandes desafios de desenvolvimento que o Alentejo tem pela frente e que estão relacionados com as questões da “digitalização e com todos os processos de inovação e de transformação da economia” os mesmos não podem ser indissociáveis “de toda a herança cultural que temos, ou seja, inovar no Alentejo não pode ser feito no vazio. Tem de ser assente nas tradições e na nossa cultura porque só assim é que é diferenciador e só assim é que nos leva para o reconhecimento que queremos ter a nível europeu e mundial dos nossos produtos”, defende João Grilo.

Para evitar que o Alentejo caminhe para um futuro “sem referência e sem a identidade que precisamos”, o autarca defende o processo de digitalização e granjeou o facto de todas as entidades envolvidas neste estudo estarem alinhadas e referiu que a cultura “não pode ser vista como um setor, a cultura é algo que está presente em toda a nossa vivência”.

Com olhos postos no futuro, o presidente da ADRAL elenca que as prioridades da região “tem de ser naturalmente ligados aos processos de inovação, às energias e ao potencial exportador dos produtos do Alentejo”. “O património e a cultura são outro pilar importantíssimo deste processo. Temos um conjunto de potencialidades que, bem exploradas e de forma sustentável, podem aumentar muito a capacidade do Alentejo de produzir, de exportar e, consequentemente, de atrair investimento e população”, conclui.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31