22 Out. 2021
Nuno Rocha
Madrugar
07:30-09:00

Jornadas Europeias do Património 2021: Saiba tudo o que vai acontecer em Avis até dia 2 de outubro

Regional 26 Set. 2021

O Município de Avis, através do Centro de Arqueologia de Avis, volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património, um projeto europeu coordenado, a nível nacional, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que, em 2021, decorre entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro, subordinado ao tema Património Inclusivo e Diversificado, conforme divuldado pelo município nas redes sociais.

Em Avis, a programação integrada nestas Jornadas inicia a 24, com a exposição virtual “Memórias Arqueológicas”, uma iniciativa que pretende revisitar alguns dos sítios e monumentos arqueológicos do concelho de Avis, recordando os trabalhos realizados e os seus intervenientes que, desde o final do século XIX, contribuíram para o conhecimento do património arqueológico local.

No dia 29, e disponível em: https://www.facebook.com/centrodearqueologiadeavis estará uma nova apresentação do ciclo “Centro de Arqueologia de Avis em retrospetiva”, um conjunto de imagens elucidativas do trabalho desenvolvido e com as quais o CAA assinala a sua primeira década de atividade.

A 1 de outubro haverá lugar ao lançamento de um novo boletim DA TERRA, em versão impressa e digital (https://issuu.com/centrodearqueologiaavis), numa edição destinada a assinalar os dez anos de atividade do Centro, através de uma breve retrospetiva do trabalho realizado e também de uma reflexão sobre o seu contributo para a promoção e valorização da Arqueologia e do património arqueológico local, assim como do seu papel na sensibilização e educação patrimoniais.

E, a 2 de outubro, o CAA realiza uma visita orientada ao Circuito da Ribeira de Seda, com vista à promoção e divulgação de um dos circuitos que integra o Roteiro Megalítico “Entre Pedras e Pedrinhas”.

Para esta visita, integrada no ciclo de caminhadas “Por trilhos do Mestre”, foi definido um itinerário que se desenvolve ao longo da ribeira de Seda e onde se potenciam outros valores patrimoniais e naturais que poderão ser disfrutados ao longo do percurso.

A iniciativa, com inscrições, limitadas, que decorrem até ao dia 30 de setembro em: http://tiny.cc/circuitoribeiradeseda, conta a colaboração do Núcleo Regional de Portalegre da QUERCUS.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31