07 Dez. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

"Lab de Portalegre" forma equipa exclusiva para projetos piloto em prol da comunidade

"Lab de Portalegre" forma equipa exclusiva para projetos piloto em prol da comunidade CM Portalegre
Regional 07 maio 2021
 
O Lab especializado de Portalegre da Softinsa acabou de formar a sua primeira equipa dedicada exclusivamente a projetos na área de IoT - Internet of Things.
O Centro de Desenvolvimento de Portalegre, que teve a sua na assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Portalegre, o Politécnico de Portalegre, a Softinsa e a IBM Portugal, começa agora a dar os seus primeiros passos.
 
Esta recente equipa, composta por seis profissionais, vai focar-se nas soluções Max2Green for IoT e, numa primeira fase, a projetos ligados à otimização dos sistemas de regra, automatização das leituras dos contadores de água, gestão inteligente do parque de luminárias e monitorização do sistema de recolha e tratamento de resíduos, sendo que um dos objetivos será analisar as necessidades na região noutras áreas e desenvolver projetos piloto em prol da comunidade.
 
Adelaide Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, congratula-se "com o arranque deste projeto, integrado na procura de soluções inovadoras para as Cidades Inteligentes que serve toda a região Alentejo. A criação de emprego qualificado e a fixação de profissionais no território tem sido uma das grandes apostas da Câmara Municipal de Portalegre, que tem procurado atrair e instalar novos investidores no concelho, sempre na expectativa de gerar novas dinâmicas na economia local e promover o desenvolvimento do território. A Softinsa é um exemplo da perseverança da autarquia na captação de novos investimentos, visto que a implementação desta empresa no nosso território é fruto de um trabalho de persistência feito pelo Município, para concretizar uma intenção que tinha sido gorada há alguns anos”.
 
Henrique Mourisca, Diretor Geral Adjunto da Softinsa, realça que “a incorporação dos profissionais neste novo centro de Portalegre é a materialização do protocolo que assinamos com a Câmara Municipal de Portalegre e o Instituto Politécnico de Portalegre. Estamos muito entusiasmados com este importante passo e na formação desta recente equipa de IoT e acreditamos que estão reunidas todas as condições para o sucesso deste novo centro, sendo que nesta fase já recebemos cerca de uma centena de candidaturas e estamos já a preparar a incorporação de uma segunda equipa na área de DevOps.”
 
No recrutamento para estes postos de trabalho foram privilegiados os recém-licenciados das áreas da Engenharia e Gestão do Politécnico de Portalegre e também alguns profissionais que estavam a trabalhar nos grandes centros urbanos e que com este projeto foi possível regressarem a Portalegre, a sua terra natal.
Os novos colaboradores da Softinsa vão estar a trabalhar a partir da incubadora de empresas de base tecnológica BioBIP, no Campus Politécnico de Portalegre, sendo que neste momento já se encontram abertas, em www.softinsa.pt/carreiras, as candidaturas para a segunda equipa a integrar o Lab de Portalegre.
 
Informação divulgada pelo Município de Portalegre na sua página de Facebook.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31