22 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Lagoa de Santo André já abriu ao mar, sem a habitual multidão presente

Foto: Município de Santiago do Cacém

A abertura da Lagoa de Santo André ao mar realizou-se dia 4 de junho, este ano sem a multidão que se junta nas margens do canal para não perder este espetáculo da natureza. As restrições impostas devido à COVID-19 assim o determinam.

A ocasião contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, do Vereador da Câmara Municipal, Albano Pereira, do Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, do Presidente do Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF), Nuno Banza, e do Vice Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado.

Este é um procedimento fundamental do ponto de vista ambiental para a renovação do sistema lagunar de extrema importância para o habitat das várias espécies que aqui vivem, desde os peixes às aves migratórias.

A Lagoa de Santo André é também importante para a comunidade piscatória e toda a atividade económica que resulta da pesca, como a da restauração, estendendo-se ainda às pessoas que frequentam a Lagoa. Desta forma é necessário encontrar o equilíbrio que garanta a preservação da avifauna e do meio ambiente da Reserva Natural e as pessoas que necessitam da Lagoa.

Pode ver aqui as fotografias do momento da abertura da Lagoa ao mar.

Populares