9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Lares de idosos ligados a plataforma digital que monitoriza oxigénio e gera alertas

Os lares de idosos vão receber 2.400 oxímetros para monitorizar os níveis de oxigénio, onde os dados vão ser inseridos numa plataforma digital que vai estar ligada à linha Covid Lares, gerando alertas sempre que houver necessidade de intervenção, conforme anunciado pelo noticias ao minuto.

Esta iniciativa integra o programa SupERa, que foi apresentado hoje com a participação da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que adiantou que os 2.400 oxímetros estão disponíveis para serem entregues a “todos os lares de idosos” e que as instituições já podem registar os dados dos utentes na plataforma.

Com a plataforma e os oxímetros, será possível a “deteção precoce de infeções do foro respiratório nos utentes. A SupERa pretende facilitar o registo e monitorização dos níveis de saturação de oxigénio, temperatura e frequência respiratória dos utentes. Estes registos ficam disponíveis numa área reservada da Instituição e facilitam a análise da evolução das medições de cada residente”, afirma o gabinete da ministra.

Este alerta tem uma escala de três cores, verde, amarelo e vermelho, que vai ajudar os profissionais a direcionar e determinar com maior eficiência os procedimentos a seguir de acordo com o quadro clínico do utente.

“Esta plataforma pretende ser uma ferramenta de apoio das Estruturas Residenciais na vigilância ativa de sintomatologia associada à covid-19, considerando o atual contexto pandémico, mas também na identificação precoce de outras patologias do foro respiratório”, refere a mesma fonte.

“O registo e acesso à SupERa será efetuado no site www.supera.pt, com o apoio e suporte da linha COVID Lares, ativa desde outubro de 2020, disponível 24 horas, todos os dias com o objetivo de capacitar os profissionais no controlo de surtos nos seus locais de trabalho”, diz ainda o gabinete da ministra.

In NM

Populares