22.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Lavadouro de Santiago do Escoural regressa ao passado: “As Lavadeiras” estão concluídas!(c/fotos)

Está a decorrer desde setembro de 2022, em Montemor-o-Novo, a primeira fase do “Estendal”, um Projeto de Arte Urbana em Lavadouros Públicos.

Ficou agora concluido o trabalho elaborado e executado por Mariana Duarte Santos, no lavadouro localizado na vila de Santiago do Escoural. Com a obra, intitulada “As Lavadeiras”, Mariana Duarte Santos decidiu representar as mulheres que utilizavam estes lavadouros.

A fonte de inspiração e base do trabalho foram fotografias antigas de mulheres a lavarem a roupa no rio, nos tanques, bem como famílias a transportarem a roupa para casa. Com isto, e utilizando tinta plástica (preto e branco) aplicada com pincéis e trinchas sobre a parede, a artista pretendeu não só capturar um pouco da história deste lugar e destas atividades, como trazer para as novas gerações uma pequena janela para o passado e criar curiosidade e conversas em torno deste passado

Mariana Duarte Santos nasceu em 1995, em Lisboa; fez o secundário na Escola Secundária Artística António Arroio e mais tarde completou o Curso de Desenho, o Curso Avançado em Artes Plásticas e o Projeto Individual no Ar.Co.

A Mariana tem participado em várias exposições coletivas e individuais em Portugal, Espanha, Estados Unidos da América, Reino Unido e Irlanda.

Em 2019 realizou o seu primeiro mural inserido do projeto “Arte Pública” da Fundação EDP, desde aí tem participado em festivais de arte urbana bem como encomendas e outras iniciativas públicas, tendo até à data, murais espalhados por Lisboa, Fundão, Belmonte, Torres Vedras, Praia do Ribatejo, Figueiró dos Vinhos, Coruche, Valongo, Portimão, Campo Maior, Luxemburgo, Santiago de Compostela, Dundalk, Dublin, entre outros.

Recordamos que o projeto “Estendal” tem como tema base a água. Apesar deste mote para todas as obras, o tema é sujeito a várias interpretações, consoante o artista. São, assim, esperados estilos e formas de representações muito diversos, entre o figurativo, o gráfico e o realismo.

A partir de amanhã já pode visitar e viajar esta obra de recordações e emoções de um passado que nao está assim tão distante.

Fonte/Fotos: Município de Montemor-o-NovoJunta de Freguesia de Santiago do Escoural

Populares