17.2 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Livro “Impressores de Memórias d’ Évora- Artes Gráficas Eborenses” preserva memória das artes tipográficas!

O Convento dos Remédios (CR) acolheu o lançamento do livro “Impressores de Memórias d`Évora – Artes Gráficas Eborenses”. Esta publicação surge na sequência de uma exposição da Câmara Municipal que deu a conhecer a história das artes gráficas, em Évora, através do olhar e testemunho dos detentores deste saber-fazer técnico. No futuro, o CR vai albergar uma mostra permanente sobre a temática.

O lançamento do livro contou com a presença de muitos atuais e antigos profissionais deste setor, que contribuíram, através dos seus testemunhos, registos e saber-fazer técnico e prático, para a concretização da exposição e, agora, da publicação apresentada. A preservação e partilha da memória destas artes tipográficas é o grande propósito deste projeto municipal.

A exposição que esteve visitável durante o ano de 2021 constituiu “um pequeno gesto para preservar a memória e reconhecer o trabalho de um grupo profissional no seio da comunidade.” António Carrapato foi o fotógrafo que retratou este quadro, num périplo pelas oficinas, tipografias e gráficas ativas no centro histórico de Évora e na sua periferia.

O lançamento do livro é da responsabilidade do Centro de Recursos do Património Cultural Imaterial, do Município de Évora, em parceria com as empresas gráficas eborenses: SIRE – Gráfica Eborense; A.P.J. – Artes Gráficas, Lda. – Tipografia Nova; Grupo «Diário do Sul»; Evoratipo – Artes Gráficas, Lda.; Tipografia Lusitânia e Tipografia Geraldo.

Fonte/Foto: Município de Évora

Populares