Raia e Cardo Roxo apresentam Loendro, um disco inspirado na geografia poética de Alandroal.
O disco será apresentado em concerto hoje, 12 de novembro às 21h no Fórum Municipal Transfronteiriço de Alandroal. Loendro é o resultado de um trabalho de pesquisa, sobre a música e tradição oral do concelho de Alandroal, de António Bexiga (Raia), de Antony Fernandes e Carmina Repas Gonçalves (Cardo Roxo), Carla Magro Dias e uma produção da Câmara Municipal de Alandroal no projeto Raízes da Oralidade Música com o apoio da CIMAC.
Chama-se Loendro, e é o resultado de uma viagem pelo território geográfico, demográfico e emocional do concelho de Alandroal, com paragem demorada na sua paisagem sonora, sobretudo musical e literária.
Em declarações à Rádio Campanário, João Grilo, Presidente do Alandroal, garante que é através destas iniciativas que se preserva “a memória e dá-se uma nova roupagem. É uma nova interpretação, é um desafio que ajuda a preservar e a prolongar tradições no tempo. Todos os dias corremos o risco de mais uma tradição ou mais um canção se perder para sempre.”
O autarca acrescenta que “Todo o trabalho que estamos a fazer ao nível das tradições do concelho é encontrar formas de preservar e (garantir) que a cultura milenar do Alandroal chega às próximas gerações.”
João Grilo conclui referindo o apoio da CIMAC dizendo que “O financiamento deste projeto está com fundos comunitários através da CIMAC e é uma forma de o Município ter um pouco mais de orçamento para apostar na preservação e valorização da cultura.”
29 Jan. 2023 Regional
29 Jan. 2023 Regional
29 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional
28 Jan. 2023 Regional