26.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Lotes no Alentejo e Algarve para exploração solar com procura dez vezes superior à oferta

Decorreu no dia de hoje e prossegue no dia de amanhã, a licitação ao leilão solar para uma capacidade de 700 MVA (megavolt-ampere), dividida em 12 lotes, para centrais solares no Alentejo e Algarve.

O procedimento para avançar com este leilão foi lançado pelo Governo em 29 de maio.

Os candidatos podem agora apresentar as suas propostas até 31 de julho.

Numa sessão transmitida online, na altura do lançamento do procedimento, o diretor dos serviços de energia elétrica da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), Carlos Magno, deu conta de que esta capacidade estará disponível em 30 de junho de 2024, salientando que neste processo, face ao leilão que ocorreu no ano passado, está também a concurso capacidade de armazenamento, que os concorrentes podem ou não apresentar.

Num despacho de 29 de maio, o Governo indica que “as propostas de aquisição no âmbito deste procedimento não podem, nos termos do Regulamento 2016/631 da Comissão Europeia de 14 de abril de 2016, ser inferiores a 10 MVA, nos pontos de ligação à Rede Nacional de Distribuição, e a 50 MVA, nos pontos de ligação à Rede Nacional de Transporte, tendo como limite máximo a capacidade colocada em leilão em cada lote a que diga respeito”.

De acordo com a informação avançada pelo Ministro do Ambiente, já ao final da tarde, existem 35 candidatos a 12 lotes no Alentejo e Algarve para explorar energia solar.
Segundo informação oficial, neste momento há 12 lotes no Alentejo e Algarve com procura dez vezes superior à oferta existente.

Populares