O Governo acredita que os incentivos que vão ser dados para que médicos se candidatem a especialidades carenciadas em regiões como o Alentejo e o Algarve, que foram conhecidos esta semana, «poderão vir a fixar e a reter mais alguns destes profissionais»
António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, adiantou ao Sul Informação na conferência de imprensa de balanço da situação epidemiológica desta sexta-feira, que o Governo «tem feito todos os esforços para atrair e para reter médicos. É um facto que em algumas regiões, mais do que noutras, se mantém essa dificuldade».
Apesar de os incentivos que foram sendo aprovados ao longo dos anos se terem mostrado insuficientes para a fixação de clínicos em regiões como o Alentejo e o Algarve, o governante acredita que estas recompensas, «nomeadamente o acréscimo 40% da remuneração base, o reforço de 2 dias de férias e a possibilidade de uma criar carreira mais atrativa, com a participação em atividades de investigação clínica e medidas que permitem uma maior mobilidade para cônjuges, o que permite uma relação mais compatível entre vida profissional e familiar» podem ajudar a colmatar as carências.
António Lacerda Sales realçou que, «neste momento, no Serviço Nacional de Saúde, temos 30.085 médicos, mais 4756 do que em Dezembro de 2015. É um número muito significativo de reforço de médicos. Sabemos que as necessidades, são sempre exponenciais e vão sempre aumentando, mas vamos tentando aumentar a um ritmo superior, tentando reter e fixar cada vez mais médicos e o mesmo que fazemos com médicos, fazemos com outros profissionais como enfermeiros, técnicos de diagnóstico, assistentes técnicos e operacionais», concluiu.
O despacho que fixa os postos de trabalho médico (185 vagas) nas zonas geográficas do país, bem como as especialidades definidas como carenciadas, foi publicado na terça-feira, dia 4 de Agosto, em Diário da República.
28 Jan. 2021 Regional
28 Jan. 2021 Regional
28 Jan. 2021 Regional
28 Jan. 2021 Regional
28 Jan. 2021 Regional
27 Jan. 2021 Regional
27 Jan. 2021 Regional