22 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mais 30 mil pessoas poderão ser vacinadas em Janeiro, com dose extra dos fracos da vacina Pfizer

A vacinação contra o vírus Covid-19 já decorre em território nacional desde o dia 26 de dezembro de 2020, com a toma da vacina da empresa Norte-Americana Pfizer – BioNTech.

É de informar que cada frasco da vacina da Pfizer – BioNTech, distribuído na União Europeia, permite a administração de cinco doses por cada frasco.

Segundo avança o Jornal de Notícias, a possibilidade de extrair uma sexta dose dos frascos da vacina da Pfizer já é uma realidade em vários países e em Portugal desde quarta-feira, dia 30 de dezembro. A alteração pode permitir vacinar mais 30 mil pessoas só em janeiro.

A empresa fabricante apresentou à Agência Europeia do Medicamento (EMA) um pedido de alteração das condições da Autorização de Introdução no Mercado condicional da vacina “Cominarty” para assegurar que, para todos os frascos, seja possível retirar seis doses.

À semelhança de outros países de volta desta prática, em Portugal esta decisão terá um impacto significativo no número de pessoas a vacinar e poderá gerar poupança.

A avaliação ainda está em curso a nível europeu, mas o Infarmed já informou o circuito da vacinação (hospitais e centros de saúde) que, desde que seja assegurado o volume de 0,3 ml em cada dose, é permitido extrair seis doses de um frasco, avança o JN.

(Fonte: Jornal de Notícias)

 

Populares