27 Set. 2022
 
Rimas ao Sul
14:00-15:00

regional

Mais de 120 polícias e oito técnicos da PSP infetados pela Covid-19

Regional Escrito por  18 Abr. 2020

 

No atual contexto de crise no âmbito da saúde pública e no contexto da atual situação de saúde pública, a Polícia de Segurança Pública (PSP) informa:

1.    Registamos, até ao momento, a confirmação de contágio de 136 profissionais (128 Polícias e 8 técnicos sem funções policiais).

2.    Seguindo os protocolos em vigor, outras pessoas que mantiveram contato direto permanente e ou partilham o mesmo espaço de trabalho com os contaminados, são de imediato sinalizadas às autoridades de saúde e, por indicação destas, encaminhadas para isolamento e realização prioritária de testes médicos, encontrando-se hoje menos de três centenas em confinamento obrigatório/vigilância ativa.

3.    Mais de cinco centenas de Polícias que se encontravam em isolamento já regressaram ao serviço, após indicação das autoridades de saúde e depois de obtido resultado de contágio negativo em teste médico.

      Também 3 Polícias que se encontravam infetados já se restabeleceram e, após indicação das autoridades de saúde, regressaram ao serviço.

4.    De destacar que, sob a égide da tutela, foi possível estabelecer canais prioritários para realização de testes ao pessoal da PSP, o que tem permitido detetar pessoal contagiado ainda em estado assintomático, bem como reduzir o tempo de confinamento. Esta priorização tem sido articulada com o INEM, Hospital das Forças Armadas, Instituto Dr. Ricardo Jorge Cruz Vermelha e autoridades de saúde locais, às quais a PSP agradece a grande disponibilidade, essencial à manutenção dos níveis de operacionalidade.

      Têm vindo a ser realizadas várias dezenas de testes diariamente, no sentido de determinar com celeridade possíveis redes de contágio e adotar as medidas sanitárias necessárias a conter a propagação.

5.    Na presente data registamos duas Esquadras (Santa Apolónia e Reboleira/Amadora) que se encontram sob plano de contingência, i.e., temporariamente sem realizar atendimento presencial ao público, embora continuem a executar a missão quotidiana de patrulhamento das respetivas áreas.

      Prevê-se que ambas as subunidades, a muito curto prazo, deixem de se encontrar sob contingência, assim que finalizada a operação de descontaminação.

      Também no Comando Regional dos Açores algumas Esquadras se encontram com atividade reduzida, mas estas com o intuito de disponibilizar todo o pessoal para reforço do perímetro sanitário estabelecido em S. Miguel. O patrulhamento e apoio à população é garantido pelas demais subunidades.

6.    A Divisão de Psicologia encontra-se a apoiar psicologicamente os Polícias e pessoal com funções não policiais, nomeadamente garantindo o funcionamento permanente da linha interna SOS/PSP com o empenho permanente de mais de três dezenas de psicólogos.

Em todos os casos de confirmação/suspeita/quarentena devido ao COVID-19, a Divisão de Psicologia garante o acompanhamento próximo, com 12 psicólogos dedicados. Neste âmbito, procede-se à avaliação do estado emocional, contexto psicossocial e eventuais vulnerabilidades associadas em situações de isolamento profilático ou diagnóstico positivo. Procede-se, adicionalmente, a psicoeducação ajustada à necessidade e apoio na gestão familiar, sobretudo quando existem filhos menores.

7.   A PSP já distribuiu a todo o pessoal equipamento de proteção individual, recentemente reforçado com viseiras.

8.    Atendendo à necessidade de todos os cidadãos observarem estritas normas de segurança individual no sentido de evitar o contágio e propagação de redes de contágio, e por estas preocupações não se resumirem ao contexto profissional policial e aos Polícias, a PSP disponibilizou esses suportes nas suas redes sociais e canal youtube da PSP, permitindo a consulta pública e reforçando a informação disponível a todos os cidadãos e minimizando os comportamentos de risco por desconhecimento.

Foto: N C 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30