Beja

Mais de 550 jovens candidataram-se para serem "Astronautas por um dia"! Beja aumentou inscrições!

Mais de 550 jovens candidataram-se para serem "Astronautas por um dia"! Beja aumentou inscrições! @DiáriodeNoticias
Regional Escrito por  18 Mar. 2023

As inscrições para a iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia encerraram no passado dia 13 de março com 552 candidaturas, valor que representa um aumento em 20% face às inscrições recebidas na edição de 2022. A Agência Espacial Portuguesa, que promove e organiza o concurso, recebeu candidaturas de todas as regiões do país. Dos jovens entre os 14 e os 18 anos que se candidataram ao Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia, 294 são participantes do sexo masculino e 258 do sexo feminino.

De acordo com a informação avançada pela Agência Espacila Europeia, para Hugo Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa, os números alcançados nesta segunda edição indicam que, “os jovens estão cada vez mais interessados no Espaço ou em, pelo menos, interessados em explorar oportunidades associadas a esta área”. “Tivemos, mais uma vez, uma adesão fantástica por parte dos estudantes portugueses. Tendo todas as regiões representadas nesta primeira fase de candidaturas, voltamos a cumprir o propósito da representatividade geográfica. E essa será sempre uma das prioridades da Agência Espacial Portuguesa em todas as suas atividades poder chegar e alcançar todo o país”, acrescenta.

À semelhança da edição anterior, o distrito de Lisboa continua a ser o mais representado, seguindo-se o Porto e Setúbal. Também as regiões autónomas dos Açores e da Madeira contam com participações de aspirantes a Astronautas por um Dia, duplicando o número de candidatos em relação à última edição. Destacam-se ainda aumentos significativos no número de candidaturas provenientes de Beja, Faro e Castelo Branco.

Marta Gonçalves, gestora de projetos de Educação e Ciência na Agência Espacial Portuguesa, refere que a campanha de divulgação e promoção levada a cabo pela agência foi “essencial” para o aumento registado este ano: “Não só aumentamos e reforçamos a disseminação do projeto a nível das redes sociais como apostamos em sessões de esclarecimento presenciais em várias escolas do país.”

“Levamos o Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia a milhares de alunos. Percorremos milhares de quilómetros: entre fevereiro e março, fomos de Miranda do Douro à ilha de Santa Maria, São Miguel, mas também ao Funchal, Porto, Viseu, São Pedro do Sul, Castelo Branco, Covilhã, Lisboa, Constância, Ponte de Sor, Sines, Faro… a lista é bastante extensa. Valeu a pena para chegar a mais alunos, que podem beneficiar desta oportunidade.”, acrescenta.

Para Marta Gonçalves, “ao aproximar os jovens do Espaço com esta iniciativa, estamos a contribuir para alargar os seus horizontes e para que as suas decisões futuras possam cruzar-se com este setor, contribuindo e/ou tirando partido do Espaço”.

O processo de seleção da iniciativa Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia replica os processos utilizados pelas agências espaciais na seleção de astronautas e as candidaturas serão agora avaliadas, com o objetivo de selecionar 250 candidatos que, numa segunda fase, serão sujeitos a uma prova de lógica e perceção espacial. Seguem-se, depois, as provas físicas e, por fim, uma entrevista que ditará o nome dos 30 finalistas que irão voar no voo parabólico a 3 de Setembro, a partir da Base Aérea N.º11, em Beja.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30