10.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mais de mil postos de trabalho estão projetados para Évora em investimento de 170 milhões de euros. “A instalação do cluster aeronáutico em Évora foi uma boa aposta”, diz Carlos Pinto Sá (c/som)

A cidade de Évora prepara-se para receber quase mil postos de trabalho diretos, resultantes do investimento que está a ser feito na área da aeronáutica. São sete empresas que estão a investir em Évora, o que representa um investimento de 170 milhões de euros.

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, avançou a Rádio Campanário, depois de questionado, que tem estado a desenvolver contactos com o setor da aeronáutica em França, mas também em todo o mundo para que mais empresas se instalem na cidade Património Mundial.

O autarca lembrou que a multinacional Lauak vai construir uma nova fábrica, em Évora, para produzir peças em alumínio para o sector da aeronáutica, prevendo iniciar a laboração ainda neste ano de 2016, e a Mecachrome queé uma das maiores fabricantes da indústria aeroespacial, automóvel, desportos motorizados, defesa e energia.

Carlos Pinto de Sá salientou que já foi possível estabelecer contactos com a associação dos empresários franceses, “que representam o setor da aeronáutica francesa, que trabalham essencialmente para a Airbus”, para lhe manifestar que existe o interesse de “que possam conhecer Évora e considerar a possibilidade de mais investimento, e por isso os convidamos a visitar a cidade”.

Acrescenta que todos os anos os empresários franceses do setor da aeronáutica, “vão a um país para verem as condições que têm para criar negócios e investir, colaborar com empresas e este ano escolheram Portugal e escolheram Évora para poderem visitar e eu julgo que a visita não poderia ter corrido melhor porque ficaram impressionados com a capacidade tecnológica que temos em Évora, com as condições que damos, e estabeleceram-se contactos muito frutuosos, mas estas coisas exigem tempo e esta visita vai prolongar-se com outros contactos e nalguns casos, até bilaterais, empresas que procuram determinado tipo de negócio. Estabelecemos contactos com a Embraer, Mecachrome, com a Lauak, com um conjunto de outras empresas portuguesas e estivemos num seminário em Lisboa, onde os empresários franceses puderam contactar com os empresários portugueses do setor, e estamos à espera que deste trabalho, que estamos a fazer com os franceses, e também noutras áreas e noutros países, possam dar resultados e esses resultados possam traduzir-se, senão logo, em investimento, pelo menos em colaboração com as empresas que estão a instalar-se em Évora”.

Questionado sobre o valor do investimento já realizado em Évora, Carlos Pinto de Sá expressa que “neste momento há sete empresas da área da aeronáutica que estão a investir em Évora e no seu conjunto estão a investir 170 milhões de euros, os quais irão criar nos próximos anos, incluindo já este ano, 964 postos de trabalho diretos, para além de um conjunto de outras centenas de postos de trabalho indiretos que são criados a partir destas empresas”.

Salienta que “é um número verdadeiramente impressionante e mostra que a instalação do cluster aeronáutico em Évora, foi uma boa aposta e estamos a ganhar essa aposta”.

Populares