13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Marta Temido atualiza pandemia de covid-19 em Portugal! Conheça as previsões do Ministério da Saúde!

A ministra da Saúde revelou, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que as estimativas da presença da variante ómicron em Portugal indicam já uma prevalência de 20%, que poderá subir para 80% até ao final do ano. 

“Sabemos que a prevalência da variante ómicron em Portugal ronda já os 20%, sabendo-se que poderá ser de 50% na semana do Natal e de 80% na semana do final do ano”, avançou a ministra da Saúde, Marta Temido, durante uma conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal.

Como ainda se sabe pouco sobre os efeitos da ómicron nas hospitalizações, “os próximos dias serão decisivos para perceber o impacto desta variante” e só depois poderão ser tomadas novas medidas de contenção pelo Governo, se assim for necessário.

“O que sabemos é que, se a variante se transmite mais, cada um tem de fazer mais. Mais uso de máscara, mais testes, mais vacinação e mais controlo de fronteiras. Todos temos de fazer mais”, relembrou Marta Temido.

Veja aqui os gráficos e a situação em que Portugal se encontra:

Na semana de 06 a 12 de dezembro, Portugal ficou com registo de incidência vermelha uma vez que foi ultrapassada a métrica dos 480 casos por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias

 Quanto à prevalência de novos casos pela variante ómicron, as previsões paontadas pelo Ministério da Saúde são: 

Populares